Construção da Barragem Nova Santarém: um Projeto de sucesso

Alicerçada nos quatro pilares de sustentação de um projeto – prazo, custo, qualidade e segurança –, a Reta Engenharia concluirá no mês de julho sua participação nas obras de construção da Barragem Nova Santarém, de propriedade da Samarco. Desde o ano passado, a empresa vem atuando como contratada do Consórcio CIM na Gestão do Sistema de Planejamento Dinâmico e Gestão Executiva das obras, e os trabalhos têm evoluído rigorosamente dentro dos requisitos planejados e acordados com o cliente.

O projeto: quais foram os desafios da construção da Barragem Nova Santarém?

Prazo

Desde o início do projeto, o prazo foi uma questão importante a ser considerada. Com um planejamento desafiador, as atividades se iniciaram em 01 de junho de 2016, fazendo uso das melhores práticas de controle e engenharia para atingir as datas estabelecidas. Em dezembro de 2016, concluiu-se a primeira etapa da Barragem, atingindo a cota +765m, com 508.010 m³ de aterro realizados. Com a conclusão dessa primeira etapa de Nova Santarém, houve uma ampliação de cinco milhões de m³ na capacidade do Sistema de Contenção de Rejeitos da Samarco. Em abril de 2017, a Barragem começou a ser alteada para atingir a cota + 770m, aumentando em mais 2 milhões m³ a capacidade de Nova Santarém.

Custo

Outro desafio foi o custo. Uma atenção especial foi dada ao dimensionamento dos recursos, acompanhamentos para otimização, verificação constante da produtividade e, principalmente, ao controle diário dos recursos mobilizados. Usando essas técnicas foi possível manter as obras dentro do orçamento previsto pelo cliente e com a rentabilidade requerida para o contrato do Consórcio CIM.

Controle de qualidade

O programa de controle de qualidade também foi um ponto alto do projeto. Com o apoio de consultores especializados e uma equipe dedicada e comprometida foi possível obter sucesso e garantir a qualidade dos serviços. Foram executados 446.043 m³ de aterro, com 62.152 m³ em agregados utilizados nos filtros e tapetes drenantes. Todos os ensaios realizados – mais de 1.400 ensaios – possuem rastreabilidade por camadas (elevação) e coordenadas geográficas.

Segurança

A segurança e o zelo pela integridade e saúde dos trabalhadores foi outro desafio e motivo de atenção constante. Para cumprir os prazos estabelecidos, os trabalhos foram realizados em regime de turnos, trabalhando 24 horas por dia durante 07 meses. A atenção às melhores práticas de Segurança, aliadas ao compromisso da Alta Direção e dos gestores do contrato, ao comprometimento da equipe de SSMA e à conscientização dos funcionários trouxe excelentes resultados ao projeto. Mesmo com as obras acontecendo durante 24 horas por dia, não foram registradas ocorrências e os índices do projeto superaram os padrões requeridos pelo cliente. No pico da obra, um efetivo de 1.229 homens trabalhou um total de 1.894.009,72 horas e nenhum acidente foi registrado. Para a Reta Engenharia a qualidade dos serviços prestados e a satisfação de seus clientes são primordiais. Por isso, considera-se a união de esforços em benefício do projeto a principal característica para viabilizar e conquistar os objetivos do empreendimento. Trabalhando com qualidade, comprometimento e eficácia é possível contribuir para elevar o nível de sucesso dos projetos, independente de qual seja o desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *