realidade virtual

79° Núcleo de Estudos traz realidade virtual aplicada à Engenharia

A última edição do Núcleo de Estudos da Reta Engenharia aconteceu no dia 29 de março. O evento acontece há 19 anos e funciona como uma importante ferramenta para gestão do conhecimento e compartilhamento de boas práticas e lições aprendidas entre as equipes.

Realidade Virtual

Nesta edição, a Reta trouxe uma palestra sobre Realidade Virtual aplicada à Engenharia e também montou uma sala especial onde os funcionários puderam testar as funcionalidades da ferramenta.

A novidade vem do desejo da empresa de conhecer novas tecnologias que possam agregar valor às obras das quais participa e de oferecer aos seus clientes soluções cada vez mais inovadoras e alinhadas aos avanços já disponíveis no mercado.

O conceito de Automação de Projetos demonstrado no evento, por exemplo, usa a tecnologia da realidade virtual aplicada ao planejamento e à gestão de projetos industriais e corporativos. Através dela é possível visualizar as disciplinas de tubulação, elétrica, arquitetura, civil, mecânica e estruturas metálicas, provendo soluções racionais e integradas, baseadas em diversas plataformas de software disponíveis no mercado. É possível também integrar ferramentas e processos utilizando o conceito BIM para introduzir nos modelos 3D informações para construção, ainda nas etapas de projeto, segundo os conceitos mais recentes de construtibilidade.

Para demonstrar as possibilidades e a versatilidade da ferramenta, foram utilizados dois modelos de projetos: uma planta de mineração e um projeto corporativo.

Os funcionários puderam experimentar e visualizar, com auxílio dos óculos 3D, como as funcionalidades da ferramenta podem ajudar no planejamento e gestão das obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *