A importância da formação de preços para o sucesso dos projetos

No dia 03 de abril, a Reta deixou sua contribuição no Workshop “BDI: nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais e corporativos”, organizado pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Como foi o evento

O evento reuniu na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) cerca de noventa executivos de empresas contratantes e contratadas de projetos industriais e corporativos para nivelar conhecimentos sobre o BDI e a importância da formação de preços para o sucesso dos projetos. Em todos os debates os pontos de convergência colocados como fundamentais para alcançar o sucesso dos empreendimentos foram a inovação e a gestão compartilhada.  

Nosso Diretor de Operações, Marcus Cassini, foi um dos palestrantes e destacou a importância da valorização da Engenharia e da aplicação das melhores práticas no processo concorrencial para o sucesso total dos projetos. Entre os aspectos destacados, ele pontuou os resultados de uma pesquisa realizada sobre o tema com noventa decisores, tanto de empresas contratantes como de empresas contratadas.

Para ele, as visões dos stakeholders que envolvem o projeto precisam ser alinhadas. “Para a contratada, o projeto é visto como fonte geradora de receita e garantia da perenidade da empresa. Já a contratante muitas vezes vê o projeto como fonte geradora de custo e despesas. Entretanto, penso que, para ambas as partes, o foco deveria ser beneficiar o Projeto, e não os interesses individuais dos envolvidos.”, apontou ele.

Durante todo o workshop foi discutida essa necessidade de alinhamento entre as empresas, que deve passar por um desejo conjunto de trocar conhecimento para resolver problemas comuns do segmento e de participar ativamente do incentivo às melhores práticas para o avanço da Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *