Nossa história

Com mais de 22 anos de mercado, é possível ver o trabalho da Reta Engenharia por todo país. Do estudo de viabilidade do empreendimento à gestão executiva das obras, a empresa acumulou conhecimento e conquistou a confiança de seus clientes.

1995
A Reta Engenharia inicia suas Operações, norteada por uma missão claramente definida por princípios éticos e socialmente responsáveis e pela firme determinação de seus fundadores.
1996
Definição dos fluxogramas dos processos de atuação, do portfólio de serviços e da política de RH.
1997
A Reta inicia a gestão da engenharia e das obras de implantação da primeira Unidade de Biotecnologia da America Latina em Lagoa Santa – MG, trabalho que conclui com sucesso em 1998.
1998
Ampla atuação no plano de expansão da Quartzolit após a incorporação pelo Grupo Saint-Gobain, em 1997. A Reta elaborou os projetos e fez a gestão da implantação de quatro novas unidades industriais em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
1999
Consolidada a abrangência nacional de atuação da Reta, com a conclusão da gestão da engenharia e das obras do projeto da Polo Indústria e Comércio, implantado em Montenegro – RS
2001
A Reta inicia sua participação em um importante projeto da indústria cimenteira, fazendo a gestão da engenharia e do planejamento da implantação da nova unidade industrial da Camargo Correa Cimentos em Ijaci – MG, trabalho concluído com sucesso em julho de 2002.
2002
A Reta utiliza com sucesso seu Sistema de Planejamento nas Obras Civis das unidades URFCC, UHDT, UCR e “ OFF- Sites” do projeto de expansão da Refinaria Alberto Pasqualini-REFAP S/A, em Canoas – RS
2004
A Reta dá um passo importante no segmento da Mineração, conquistando seu primeiro contrato com a mineradora Vale, para a realização de um diagnóstico completo do Sistema de Planejamento de doze dos seus principais empreendimentos.
2005
Como forma de assegurar a padronização dos processos oferecidos, a Reta definiu seu Programa de Certificações. E, como caminho para atingir a excelência em Gestão, definiu como política norteadora a utilização das técnicas recomendadas pelo PMI na execução de seus projetos.
2006
A Reta Engenharia realiza o planejamento máster das obras de construção do novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, projeto assinado por Oscar Niemeyer. O Complexo possui cerca de 270 mil m² de área construída e abriga a sede do governo e as secretarias do Estado.
2007
Nossa empresa se consolida no segmento de Siderurgia concluindo a gestão das obras de expansão da maior unidade siderúrgica da Gerdau, a Usina Presidente Arthur Bernardes. O projeto englobou a construção do Alto Forno 2, que foi concluído em tempo recorde, além do Lingotamento Contínuo de Placas, RH e ETA.
2008
Atenta às necessidades e à evolução do mercado, nossa empresa ampliou seu portfólio de produtos e serviços e criou um novo processo: o DEEC – Diagnóstico de Equilíbrio Econômico do Contrato.
2009
A Reta conclui sua participação no Projeto Salobo, implantado no município de Marabá, no sudeste do Pará. Nossa empresa deixou sua contribuição elaborando o Planejamento Máster das obras e, também, desenvolvendo e implantando o programa de avaliação de performance do empreendimento (PAPE). O projeto de mineração de cobre é propriedade da Salobo Metais S/A e possui capacidade de produção de cem mil toneladas por ano.
2010
Elaboração do orçamento e do planejamento para a reforma e modernização de um dos estádios sede da Copa do Mundo 2014, o Mineirão. Atendendo ao planejamento diretor, o estádio é considerado um Case de Sucesso, entre os 12 que passaram por reformas para receber o evento.
2011
É entregue à comunidade de Belo Horizonte o Memorial Minas Gerais – Vale que é parte integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O projeto consistiu na restauração, ampliação e adaptação do prédio centenário da antiga Receita Estadual. A Reta se orgulha de ter participado, elaborando o detalhamento dos projetos complementares de engenharia e o gerenciamento da construção.
2012
A Reta Engenharia deixa sua marca também no setor de energia, realizando estudos técnicos e comerciais durante a implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão.
2013
A Reta Engenharia conclui sua participação na gestão executiva do principal projeto de capital da Samarco, o Projeto Quarta Pelotização (P4P), que contemplou a instalação de um terceiro Concentrador e novas Estações de Bombeamento na Mina de Germano/MG, se configurando como projeto de sucesso.
2014
A Reta conclui sua participação no grandioso Projeto Minas Rio, de propriedade da Anglo American, onde atuou no período de 2009 a 2014 na gestão do sistema de planejamento das obras. Contribuímos ainda neste ano na implantação do Programa S11D, o maior projeto da história da Vale, realizando a gestão do planejamento integrado do programa.
2015
Nossa empresa também esteve presente no segmento de logística. A mais recente participação foi a conclusão da gestão executiva integrada de uma das obras de ampliação do Terminal Tiplam. Mais uma vez, nossa empresa deixou sua marca através de um sistema de planejamento eficaz, que viabilizou os prazos propostos.
2017
É criada a Superintendência de Integridade do Negócio que tem como objetivo contribuir com a perenidade da empresa, buscando o alinhamento da função de Compliance aos objetivos estratégicos e Preceitos da Reta Engenharia.
« »

Contato

Rua Monte Alegre, nº 351, Bairro Serra
CEP: 30240 230, Belo Horizonte - MG
Fone: +55 31 3254.0700
reta@retaengenharia.com.br