Reta participa de Workshop de Gestão Compartilhada de Contratos

A Reta Engenharia acredita e vem defendendo a Gestão Compartilhada como ferramenta que contribui para aprimorar o nível de maturidade das empresas e aumentar o nível de sucesso dos projetos. Alinhada a isso, no dia 21 de julho de 2017, a empresa participou do Workshop de Gestão Compartilhada de Contratos, realizado pela Vice-Presidência de Obras Industriais do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). O objetivo do evento foi obter contribuições dos participantes para a reformulação da “Cartilha de Contratos de Empreitada na Construção” de forma a consolidá-la como uma ferramenta útil não somente à negociação, mas como indutora de redução dos custos dos projetos. O Workshop reuniu cerca de 45 convidados, entre diretores e representantes de empresas prestadoras e tomadoras de serviços. Participaram da iniciativa importantes contratantes do cenário da engenharia e construção nacional como Petrobrás, Anglo American, Fundação Renova, VLI, Usiminas Mineração, Gerdau, Ausenco, Bamin, Brio Gold e Via 040 – Invepar.

A programação do evento incluiu uma palestra do Professor Marcelo Fernandes, diretor e professor da DN2 Negócios, que tratou da importância da negociação cooperativa na gestão compartilhada de contratos. Marcelo Fernandes possui expertise na área de negociação e desenvolve um reconhecido trabalho no sentido de ampliar o conhecimento dos executivos nesta área.

O evento contou ainda com uma palestra do Gerente de Aquisições e Controle da Reta Engenharia, Thiago Gomes de Melo, que também é coordenador da Subcomissão de Contratos do Sinduscon-MG. Em sua exposição, Thiago apresentou o contexto sobre o qual a revisão da cartilha vem sendo realizada e trouxe alguns aspectos que retratam o panorama que vive o setor da Engenharia no Brasil. “Ao longo dos últimos anos percebe-se um desgaste na relação entre as empresas, o que prejudica a condução dos empreendimentos e contribui para o insucesso de parte dos projetos. Além disso, contratos com sobreposição de responsabilidades e exigências desproporcionais oneram e podem até inviabilizar projetos, reduzindo as oportunidades para todos”, reforçou.

Ilso José de Oliveira, presidente da Reta Engenharia, vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG e coordenador do evento reforçou a importância da experiência. “Acredito que os resultados do evento foram muito positivos, pois houve a participação efetiva das partes, que expuseram seus pontos de vista de forma aberta e profissional, permitindo-nos enriquecer o trabalho que vem sendo feito na reformulação da Cartilha.” – explicou ele.


Mais notícias

Contato

Rua Monte Alegre, nº 351, Bairro Serra
CEP: 30240 230, Belo Horizonte - MG
Fone: +55 31 3254.0700
reta@retaengenharia.com.br