Reta realiza III Fórum de Responsabilidade Social: Compartilhar para Desenvolver

No dia 01 de março aconteceu o III Fórum de Responsabilidade Social: Compartilhar para Desenvolver. Cerca de 25 pessoas de dez empresas se reuniram na sede da Reta Engenharia para uma tarde de compartilhamento de boas práticas em Responsabilidade Social e debate sobre o compromisso das empresas com a sociedade e com o desenvolvimento sustentável. Estiveram presentes no evento empresas parceiras, fornecedores, clientes e representantes da comunidade.

Três palestras fizeram parte da programação. Valéria Evangelista, membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais falou sobre a articulação da cultura de paz no ambiente de trabalho junto à Construção Civil. Em sua fala, Valéria traçou um paralelo entre a relação dos programas e políticas públicas e as obrigações sociais das empresas em Responsabilidade Social. “O mundo está passando por importantes transformações sociais causadas pelo impacto da globalização, da mudança ambiental mundial e pela crise econômica e financeira, resultando no aumento de desigualdades, pobreza extrema, exclusão e privação dos direitos humanos fundamentais. Essas transformações demonstram a urgência por soluções inovadoras de condução aos valores de paz, dignidade humana, igualdade de gênero, não violência e não discriminação”, concluiu a conselheira.

A segunda palestra foi realizada por Ronalte Vicente, do Minas Pela Paz. Ele apresentou o Projeto Trampolim, realizado com objetivo de promover a inclusão social de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ou egressos, por meio da inserção no mercado de trabalho formal protegido. O projeto visa capacitar os jovens e acompanhar as contratações formais. “Entre 2014 e 2018, 444 jovens foram inseridos no mercado através do projeto”, destacou ele.

Para encerrar, a analista de Comunicação da Reta Engenharia, Anna Paula Silveira, apresentou o Projeto Maratona da Leitura, iniciativa desenvolvida pela empresa há quatro anos para promover o hábito da leitura em adolescentes do ensino público da região de abrangência da empresa. “O projeto social conseguiu resultados marcantes, como o aumento em 70% no número de livros lidos pelos participantes em dois anos”, ressaltou ela.

Além das palestras, os participantes foram convidados a debater o tema e, mediados pela equipe da Reta Engenharia, discutiram questões como o desafio da implementação da “cultura de paz” nas empresas, os principais benefícios da prática da Responsabilidade Social empresarial e quais seriam os primeiros passos para as empresas que estão começando a se preocupar com o assunto.

Com o Fórum, a Reta Engenharia pretende reforçar o modelo de gestão socialmente responsável e manter em pauta as discussões sobre o tema, para que este se torne cada vez mais recorrente nas empresas.

 

 


Mais notícias

Contato

Rua Monte Alegre, nº 351, Bairro Serra
CEP: 30240 230, Belo Horizonte - MG
Fone: +55 31 3254.0700
reta@retaengenharia.com.br