Barragem de Nova Santarém é destaque no ENIC

A implantação da Barragem de Nova Santarém, obra da qual a Reta Engenharia participou da Gestão do –Sistema de Planejamento Dinâmico e Gestão Executiva, foi apresentada como case de sucesso no Painel realizado pelo Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços, na 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC). O evento aconteceu entre 16 e 18 de maio e reuniu em Florianópolis mais de 1,5 mil empresários de todo o país. O Painel, realizado no segundo dia, colocou em pauta quatro cases de sucesso em Gestão Compartilhada. O tema, que já foi tratado em edições anteriores, reforçou através de exemplos a necessidade de unir esforços em prol dessa prática, tendo como objetivo melhorar a qualidade e o desempenho dos projetos.

Conheça o case de sucesso da Barragem de Nova Santarém

O case de sucesso da Barragem de Nova Santarém foi trazido por Eduardo Moreira, gerente de projetos da Samarco. No período das obras, a Reta atuou como contratada do Consórcio CIM superando os diversos desafios que surgiram no cenário de implantação. Entre eles estavam o curto prazo para execução da obra, que tinha como meta finalizar antes do período chuvoso entre 2016 e 2017, de forma a garantir a contenção do fluxo de rejeitos; o curto prazo para o desenvolvimento dos projetos de engenharia para viabilizar o início imediato da obra; a identificação de jazidas com material adequado e volume suficiente para a construção da barragem; a complexidade do projeto e o alto grau de exigência na execução devido ao rompimento da Barragem de Fundão; a intensa fiscalização por parte dos órgãos públicos e por consultorias de controle de qualidade internacionais; e o acompanhamento intenso por parte da imprensa.

Benefícios da Gestão Compartilhada

Como benefícios colocados para alcançar os resultados pretendidos através da Gestão Compartilhada, foram destacados pela Samarco a agilidade na mobilização e desmobilização de recursos (equipamentos e pessoas); a eficiência nas soluções dos problemas gerados pelas alterações de engenharia, estratégia e planejamento da obra; a transparência das informações através da consolidação da confiança entre as partes; o alto grau de nivelamento das equipes da Contratante e contratadas; a eficiência na Gestão da Garantia e Controle da qualidade dos serviços executados; a velocidade de ajuste no plano de ataque da obra em função de mudanças de projeto; e a atuação eficiente da equipe de segurança, sempre muito alinhada com o planejamento.

Foi através da implementação desta prática que o projeto conseguiu concretizar um milhão de homens-hora trabalhadas, com pico de 1.300 funcionários e 150 equipamentos produzindo em turnos de 24 horas com zero acidentes com afastamento registrados; execução da obra em 11 meses, sendo a primeira fase concluída em sete meses e a segunda fase em quatro 4 meses; e o atendimento dos compromissos de conclusão das obras emergenciais dentro do prazo. Como resultado do esforço conjunto foi constatada uma performance do sistema de contenção nos períodos chuvosos 2016/2017 e 2017/2018 considerada muito boa, além do reconhecimento pela AECOM (empresa contratada pela Ministério Público para fiscalizar a obra) da eficiência da Gestão de Garantia e Controle de Qualidade aplicado. Tudo isso somado implicou na satisfação de todas as partes envolvidas. Para a Contratante, a Gestão Compartilhada aliada à confiança entre as partes foram fatores fundamentais para a redução do risco do Projeto. A Reta Engenharia se orgulha de ter feito parte dessa obra e considera a união de esforços a principal característica para viabilizar e conquistar os objetivos do empreendimento. Trabalhando com qualidade, comprometimento e eficácia é possível contribuir para elevar o nível de sucesso dos projetos, independente de qual seja o desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *