Estratégia e gestão: conheça a metodologia Seis Sigma

Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é uma metodologia quantitativa, estruturada, disciplinada e focada na melhoria de processos já existentes em uma organização com pouco investimento. Uma importante ferramenta para a gestão de negócios, seus principais objetivos estão relacionados à redução de custos, otimização de processos e incremento da satisfação dos clientes, aumentando assim a lucratividade de uma empresa e tornando-a mais competitiva no mercado.

Para verificar a qualidade de um processo em termos estatísticos, a metodologia depende de indicadores (métricas) e dados confiáveis, e avalia se os itens produzidos estão dentro da especificação do cliente.

Nível de Qualidade Seis Sigma

Os níveis sigmas representam algo semelhante a uma escala de qualidade, no qual um sigma é o nível mais baixo, com muitos defeitos e alto potencial de perda de sua produção. Já uma empresa que está no nível seis sigma, que é o mais alto nível de excelência dentro da metodologia, tem apenas 3,4 defeitos em um milhão (Endeavor, 2015). Portanto, chegar no seis sigma significa uma margem de desvio mínima e um alto padrão de qualidade.

Fonte: Voitto

Método DMAIC

A metodologia Seis Sigma utiliza-se do método DMAIC, sigla em inglês para Define (definir), Mensure (medir), Analyse (analisar), Improve (melhorar) e Control (controlar).

Fonte: FM2S

O método DMAIC é baseado na definição do escopo, identificação do processo gerador do problema, definição da meta global, elaboração do contrato do projeto, análise quantitativa de dados, avaliação dos potenciais no processo mapeado, definição dos focos do projeto, identificação da causa raiz do problema com fatos e dados, apresentação de soluções, avaliação de risco de implementação, elaboração e execução do plano de ação, medição dos resultados e definição de mecanismos que garantam a sustentabilidade das melhorias alcançadas (Voitto, 2021).

Características de Projetos Lean Seis Sigma

São características de um bom projeto Lean Seis Sigma: o tema deve estar relacionado aos objetivos estratégicos da empresa e pode ser trabalhado na rotina do dia a dia; o escopo deve permitir sua conclusão em 3 e 4 meses; sua execução deve promover um impacto significativo na performance da organização, ganho de qualidade e, principalmente, ganho financeiro. O projeto deve ainda possuir uma base de dados confiável e um indicador mesurável, sendo possível quantificar resultados, quando existe uma lacuna de performance entre o valor atual do indicador desejado, quando as soluções necessárias para eliminar o problema não são conhecidas ou não são óbvias para a empresa.

Fonte: FM2S

Conclusão

A metodologia Seis Sigma é de grande valia quando aplicada nos processos de grandes empresas. A Reta Engenharia vem buscando através desse tipo de metodologia a implementação de projetos mais assertivos e com um menor lead time, gerando lucratividade para a organização e clientes cada vez mais satisfeitos.

Referências

Endeavor – https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/seis-sigma/

FM2S – https://www.fm2s.com.br/

Voitto – https://www.voitto.com.br/cursos/lean-seis-sigma#scroll

Clarice Venâncio – Engenheira Civil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *