Diretoria da Reta marca presença em evento de início da construção do Projeto Araguaia, da Horizonte Minerals, no Pará

O CEO da Reta Engenharia Marcus Cassini e nosso Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade Thiago Gomes de Melo estiveram presentes em evento que deu início à construção do Projeto Araguaia, da Horizonte Minerals, na última quarta-feira, dia 18 de maio. Além da diretoria e gerência da Horizonte, participaram também da cerimônia governantes locais, representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e demais parceiros.

Localizado no município de Conceição do Araguaia, no Estado do Pará, o empreendimento será o maior investimento em níquel do Brasil. No valor de 2,5 bilhões, trata-se de um projeto de mineração Classe 1, que produzirá 14.500 toneladas de níquel por ano na fase inicial e gerará mais de 2.200 empregos durante a construção e aproximadamente 500 empregos durante a fase de operação, estimada em pelo menos 28 anos.

As principais demandas hoje relacionadas ao contrato da Horizonte Minerals com a Reta Engenharia estão ligadas às revisões de planejamento com a maior maturidade dos projetos de engenharia detalhada e o acompanhamento e controle de todas as etapas do projeto, desde a contratação dos serviços e equipamentos, passando pelo controle de engenharia das diversas projetistas e gerenciamento das atividades correlacionadas.

Visão geral do empreendimento.

Atualmente, a obra está em processo de mobilização dos serviços preliminares e terraplenagem, e as etapas de construção e comissionamento estão planejadas até março de 2024.

O Projeto Araguaia é de grande complexidade e os números falam por si. É previsto para o empreendimento a execução de cerca de 35.000 m³ de concreto estrutural, mais de 5.000 toneladas de estruturas metálicas e 12.000 toneladas de equipamentos eletromecânicos.

Responsável pela coordenação da equipe Reta do projeto em Belo Horizonte, o engenheiro Tiago Melo relata que gerir a informação e manter a sinergia é um grande foco do time. “A comunicação dentro do projeto é fundamental. Atualmente as disciplinas de engenharia, suprimentos, construção e planejamento estão ainda mais alinhadas com as diretrizes do projeto, buscando assim gerar os esforços na direção correta para o sucesso do empreendimento”, relata Melo.

Da esquerda para a direita: nosso CEO Marcus Cassini, o Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade Thiago Gomes de Melo e o engenheiro Thiago Oliveira. Crédito: Ramynngly Nunes Gontijo

Nosso engenheiro Thiago Oliveira, que também participou da cerimônia de início das obras, está alocado em Conceição do Araguaia e cumpre um importante papel monitorando o planejamento da construção desde os pacotes de terraplenagem até os pacotes de comissionamento da planta. “Estamos falando de um empreendimento arrojado, com um prazo de execução desafiador e financiamento estrangeiro, o que exige uma tratativa diferente”, afirma.

Segundo Oliveira, outro grande desafio está na qualificação da mão de obra, por se tratar de uma cidade pequena ao norte do país, cuja economia até então é movida basicamente pelo agronegócio. Daí a importância do programa de capacitação que está sendo ofertado pela Horizonte Minerals, em parceria com o SENAI. “A implantação do Projeto Araguaia será uma grande oportunidade para gerar emprego, capacitar a mão de obra local, atrair novos investimentos e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região. É muito gratificante fazer parte de um projeto tão desafiador e com tamanho impacto social.”

Em nome de toda a equipe da Reta Engenharia, aproveitamos a oportunidade para dirigir os cumprimentos a Horizonte Minerals pelo evento e agradecer pela parceria e confiança em nosso trabalho.

2 comentários para “Diretoria da Reta marca presença em evento de início da construção do Projeto Araguaia, da Horizonte Minerals, no Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *