Consórcio MRF utiliza tecnologia digital para obras de descaracterização de barragem, em Mariana

Desde 2020, estão em andamento as obras de descaracterização da barragem e cava do Germano, em Mariana (MG), da mineradora Samarco. O projeto é executado em atendimento às normas estaduais e federais vigentes, nas quais ficam estabelecidas medidas regulatórias para barragens de mineração alteadas “a montante”, proibidas em território nacional, e visa o encerramento definitivo da estrutura que será reintegrada ao meio ambiente, deixando de ser considerada uma barragem. A previsão é que as obras sejam concluídas em um prazo de 9 anos, entre 2020 e 2029, divididas em quatro etapas. 

O Consórcio MRF, formado pelas empresas Milplan, Reta Engenharia e Flapa, executa as obras dos anos 01, 02 e 03. Com início em junho de 2020 e previsão de término do contrato em fevereiro de 2023, o projeto é dividido em quatro frentes de serviço: berma de reforço da barragem principal, preenchimento do Eixo 01, canal de drenagem principal e regrade; desenvolvendo sistemas de drenagem de forma a garantir a estabilidade da estrutura.

Canal principal da barragem e cava do Germano, em Mariana, da mineradora Samarco.
O encerramento definitivo da estrutura está previsto para 2029.

Em números, podemos identificar o projeto com 2.100.000 m³ de solo transportado (rejeito arenoso e estéril), 20.000 m³ de concreto, 900.000 kg de aço, 1.200 m de canaletas e 20.000 m² de grama. Para atender a esses quantitativos, foi montada uma estrutura composta por, no pico da obra, 660 colaboradores e 151 equipamentos, sendo 82 caminhões, 15 escavadeiras e 10 tratores de esteira D6.

A obra possui ainda um sistema de controle por QR Code para divulgação dos dados sobre o desenvolvimento das atividades. Com acesso rápido e ao alcance das mãos, é possível obter informações diárias das frentes de serviço, tais como: prazos de execução, volumes realizados, efetivo e equipamentos presentes, encarregado e técnico de segurança responsáveis, turno de trabalho, bem como informações de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *