Alunos da Maratona da Leitura discutem sobre diversidade e respeito

Esta semana, concluímos mais uma etapa da Maratona da Leitura, projeto social da Reta Engenharia que visa o amadurecimento cultural e pedagógico de crianças da rede pública de ensino, através do incentivo à leitura e à escrita. Ao longo do mês de maio, nossos funcionários e parceiros realizaram visitas para prestigiar e acompanhar o andamento dos trabalhos educativos que estão sendo desenvolvidos com estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental nas quatros instituições de ensino participantes deste ano: Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte, parceira de longa data do projeto; Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Nova Lima; Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana; e, a estreante desta edição, Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, localizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto.

Já em sua sétima edição, o tema central desta vez é “Diversidade e respeito” e estima-se que mais de 100 crianças sejam beneficiadas com o projeto.  

Neste primeiro “Encontro do Livro”, os alunos apresentaram a obra “O cabelo de Lelê”, de Valéria Belém. Escrito em versos, o livro conta a história de uma menina de cabelos cacheados e volumosos que não gostava do que via no espelho, até compreender que aquele era um traço importante de sua identidade e ancestralidade.

Roda de conversa sobre o livro “o Cabelo de Lelê”, na Escola Municipal Rubem Costa Lima. A curadoria das obras literárias foi feita em conjunto com todas as escolas participantes a partir do eixo temático “Diversidade e Respeito”.

“Como professora e mulher negra, acredito que essa leitura foi muito importante para romper padrões de beleza e trabalhar a autoestima das crianças”, afirmou Vânia Grigório, da Escola Municipal Rubem Costa Lima. Além de incentivar processos criativos e o desenvolvimento de competências socioemocionais, a educadora Márcia Aparecida Deusdete, da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, também relatou que o projeto tem sido de grande auxílio para estimular a leitura e a escrita dos estudantes. “Em função da pandemia, os alunos ficaram praticamente dois anos fora da escola e muitos tiveram o processo de alfabetização bastante prejudicado. O projeto veio em hora propícia para revertermos esse cenário”, explicou.

Escola Municipal Rubem Costa Lima promoveu uma exposição artística reunindo trabalhos de desenho e colagem desenvolvidos pelos alunos, ilustrando os diferentes tipos de cabelos e penteados. Técnicas de resumo também foram utilizadas para a confecção de livretos com as principais mensagens da obra. Além disso, a escola promoveu uma roda de conversas e uma oficina de tranças.

Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues optou por apresentar uma encenação da história. Os alunos também entoaram um jogral e desfilaram com cartazes que traziam diversas mensagens sobre respeito, inclusão, valorização da diversidade e identidade cultural. Além da montagem de um cenário para o reconto da obra, foram espalhados pelos murais da escola diversos desenhos, exercícios gramaticais e um painel de boas-vindas inspirado no livro.

Os alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo fizeram uma releitura da obra por meio de técnicas que mesclavam teatro e dança. Fez parte do repertório apresentado a música “Cabelo”, de Gal Costa.

Os alunos da Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto apresentaram uma coreografia ao som de “Sarará Crioulo”, de Sandra de Sá. Foi desenvolvida também uma produção textual inspirada na leitura, além de exercícios multidisciplinares, reunindo conteúdos sobre português, artes, geografia e história. A escola também investiu na decoração do pátio, com diversos desenhos e passagens do livro.

Todas as apresentações promovidas pelas escolas foram assistidas por uma banca formada por profissionais da Reta Engenharia e membros da equipe pedagógica de cada instituição. Em dezembro, no encerramento da Maratona da Leitura, a turma que obtiver a melhor pontuação na soma de todas as apresentações irá ganhar uma excursão cultural. Além disso, os alunos que mais lerem livros ao longo do ano também serão premiados individualmente.

Um comentário para “1”

  1. Muito importante essa parceria de empresas que entendem que é a educação que alavanca positivzmente uma sociedade de infinitas formas!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *