Alunos da PUC Minas realizam visita técnica nas obras da Arena MRV

Na última sexta-feira, dia 10 de junho, alunos de engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica nas obras da Arena MRV, futuro estádio do Clube Atlético Mineiro. A visita foi guiada pelo Gestor de Projetos Diego Pontes e acompanhada por nossa engenheira de Segurança do Trabalho Grazielle Aguiar. A iniciativa promovida pela Reta Engenharia vai ao encontro da nossa política de qualidade, em busca da gestão e promoção do conhecimento, e visa contribuir para a formação profissional dos estudantes, propiciando o ganho de experiências em campo por meio de cases reais e de sucesso da empresa.

A visita foi guiada pelo Gestor de Projetos da Reta Engenharia Diego Pontes.

Os visitantes conheceram as etapas de construção da Arena e puderam ver in loco aspectos estruturais, geotécnicos e da confecção da cobertura da obra. “Foi uma oportunidade de grande aprendizagem prática para todos, que ficaram impressionados com o gigantismo e a beleza da obra, em especial com seus elementos de engenharia”, comentou Geraldo Tadeu Silveira, professor do curso de Engenharia Civil da PUC Minas, que também acompanhou os alunos durante a visita.

Os alunos puderam ver in loco aspectos estruturais, geotécnicos e da confecção da cobertura do estádio.

Localizado no bairro Califórnia, região noroeste de Belo Horizonte, o estádio está sempre em pauta na mídia e atrai a atenção de todos que passam por lá. Não é para menos: com um custo estimado em R$ 650 milhões e adoção de várias tecnologias na construção e operação do empreendimento, a Arena MRV pleiteia o título de estádio mais tecnológico da América Latina. “O que estamos construindo é de alto nível, padrão de estádios da Europa, e certamente trará uma experiência diferenciada aos torcedores”, afirma Nilo Maximiliano Ribeiro, engenheiro de instalações da Reta Engenharia. Com previsão de conclusão da obra para outubro deste ano, o desenvolvimento da engenharia e o detalhamento do projeto está sendo realizado por meio do BIM – Building Information Modeling.

Imagem aérea da Arena MRV, no bairro Califórnia, região noroeste de Belo Horizonte.

E as inovações não param por aí! A Arena MRV também vai bater um bolão no quesito sustentabilidade. O estádio contará com um sistema para captação e reaproveitamento de água pluvial. A água da chuva que cairá sobre a cobertura será armazenada em um reservatório e, após passar por um sistema de filtragem, voltará para ser utilizada de forma não potável, como nas descargas dos banheiros, limpeza e irrigação do campo. Além disso, entre as contrapartidas ambientais do empreendimento está o plantio de 46 mil mudas em vários parques da cidade, nos próximos 10 anos.

Nossa equipe é responsável pelo gerenciamento da obra, mensuração e análise da evolução e qualidade dos serviços executados, acompanhando todas as atividades de campo. “É um privilégio participar desse projeto e poder construir um estádio em Minas, em Belo Horizonte, onde a Reta nasceu, e para um clube como o Atlético. É um marco que ficará para o time, para a cidade e para todos que trabalham na Arena”, afirma Diego. 

Confira ainda reportagem sobre a Arena MRV feita pela equipe da Rede Minas e transmitida no noticiário “Meio de Campo” ontem, dia 12 de junho de 2022:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *