Reta desenvolve projeto em BIM para reconstrução de moradia atingida pelas fortes chuvas em Raposos

Por meio do projeto social Mão na Roda, da Igreja Missional do Caminho, em Belo Horizonte, várias ações estão sendo tomadas no intuito de acolher e auxiliar famílias desalojadas em função das fortes chuvas que atingiram o estado no início deste ano. Com o intuito de somar forças, coube a equipe da Reta Engenharia contribuir doando seu tempo e expertise para apoiar na reconstrução da moradia de um jovem casal com dois filhos pequenos, os quais perderam a sua casa e todos os bens que se encontravam nela após enchente do Rio das Velhas, na cidade de Raposos, região metropolitana de BH.

Nossos profissionais realizaram a primeira visita técnica ao local em fevereiro, quando conheceram a família, ouviram o relato da tragédia e presenciaram diversas iniciativas de limpeza da lama de casas atingidas por outros voluntários. Na ocasião, além de vários registros em fotos e vídeos, foi feita também a pesquisa relacionada à disponibilidade de rede de esgoto e ao fornecimento de energia e água. O levantamento topográfico também foi efetuado e formatado em CAD pelo Coordenador de Seção Técnica Reginaldo Morais, o que serviu de base para todos os estudos subsequentes.

Apesar de ser um projeto pequeno, as condições de implantação no sítio são desafiadoras. O terreno com área implantável possui cerca de 50 m² em área plana aberta pela própria família, com um talude severo de inclinação próximo dos 60 graus e desnível de aproximadamente 5 metros em relação ao greide da rua. “Projetar algo economicamente viável nessas condições exigiu grande exercício mental por parte dos nossos profissionais”, afirmou o arquiteto Coordenador Fernando Costa, que salientou a dedicação e sinergia de toda a equipe nesta iniciativa solidária. “Em conjunto com todos os participantes, discutimos as melhores formas de acesso e distribuição do layout. Como o terreno é bastante íngreme, o partido foi desenvolvido em dois níveis aproveitando a declividade existente. Uma escada foi posicionada acompanhando as curvas de nível do terreno e abaixo de sua caixa o proprietário poderá usufruir de um pequeno espaço para criação de uma venda, ou talvez um depósito”, explicou.

Isométrica 1° Pavimento
Isométrica 2° Pavimento
Isométrica Cobertura

Com o projeto de arquitetura aprovado pelos futuros proprietários e avaliado por toda a equipe da Reta, chegou a hora de partir para o detalhamento executivo, que consiste na elaboração de todos os projetos complementares ao conceito de arquitetura: Instalações Elétricas, Hidrossanitárias, Estrutura de concreto e Fundação.

Todo o projeto foi desenvolvido e coordenado seguindo a metodologia BIM pelo arquiteto Lucas Fukuda; através da integração das ferramentas de modelagem Revit (Arquitetura), Qibuider (Elétrica) e Eberick (Civil) e compatibilização com o Navisworks, o que demonstra amadurecimento da equipe multidisciplinar e a continuação da experiência adquirida em projetos anteriores. “A modelagem BIM permitiu a simulação da construtibilidade, a extração das listas de materiais, a documentação executiva e a validação das decisões projetuais atendendo aos anseios da família”, explicou Fukuda.

Modelo Federado.

Os demais projetistas – Jarbas Ibraim Esperidião Lopes (cálculo estrutural); Silas Henrique Borges Prado e Luiz Henrique Fonseca (Projeto Hidrossanitário), Luis Otavio Guimarães (Projeto Elétrico) – contribuíram dentro de cada disciplina e expertise com os respectivos softwares de integração com a plataforma BIM.

Após a conclusão desse projeto, o Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade Thiago Melo fez a apresentação para os proprietários que a partir de agora vislumbram um recomeço para a família. “A importância social desse projeto é enorme e nos coloca em sintonia com o propósito da nossa empresa de contribuir com a melhoria das condições de vida da sociedade. É a oportunidade de ajudar pessoas que praticamente perderam tudo de material que construíram ao longo de sua vida”, completou Thiago. Agradecemos a todos os envolvidos pelo comprometimento e esforços envidados para o sucesso desse projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *