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Alunos da Maratona da Leitura participam de oficina de aquarela
2 de October, 2024

Já começaram os preparativos para a publicação do livro que será escrito e ilustrado pelos próprios alunos participantes da Maratona da Leitura: Jornada do Livro 2024. Este ano, além de escrever um texto em formato de diário que relate um momento marcante da sua vida e quais emoções sentiu, cada estudante deverá ilustrar seu relato com uma pintura de aquarela. Por isso, realizamos entre os dias 9 e 12 de setembro, em todas as escolas participantes, oficinas para ensinar e praticar a técnica.

O objetivo dessa atividade foi levar as noções básicas da pintura para o âmbito escolar e contribuir para a inclusão e o desenvolvimento cultural dessas crianças e adolescentes, a partir da difusão e valorização das artes visuais. A oficina apresentou os conceitos básicos de pintura, explicações sobre seus processos, estilos e referências de inspiração, avançando então para a etapa de experimentação e criação, na qual cada aluno elaborou a sua arte.

Escola Municipal Rubem Costa Lima – Nova Lima (MG)

Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues – Belo Horizonte (MG)

A primeira tarefa foi experimentar com a aquarela, observando como as cores se comportam nos resultados das diferentes técnicas utilizadas, aguada, mista e seca. Depois, os alunos fizeram um desenho a lápis e o coloriram usando as tintas. O resultado obtido será digitalizado e publicado em nosso livro “Como eu me senti”, lançado em dezembro deste ano, com apoio da Editora Crivo.

Foram aproximadamente três horas de muito aprendizado e criatividade nas turmas de 5º ano da Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte (MG), Escola Municipal Rubem Costa Lima e Escola Municipal David Finlay, em Nova Lima (MG), do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), e 5º e 6º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, em Marabá (PA).

Escola Municipal David Finlay – Nova Lima (MG)

Escola Municipal de Paracatu de Baixo – Mariana (MG)

Participação da equipe

A engenheira ambiental do Consórcio MRF Thalita Trindade esteve presente na oficina realizada na Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana, e contou que pôde recordar sua infância enquanto pintava junto com as crianças. “Foi gratificante ver a animação deles ouvindo os professores de forma atenta e curiosa, conhecendo a aquarela, vendo a mistura das cores primárias virando cores secundárias, mais fortes ou mais claras, entendendo a forma de trabalhar com cada tipo de papel e pincel, usando a imaginação e se surpreendendo com os resultados!”, avaliou.

O engenheiro Matheus Silva participou da ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, em Marabá, e compartilhou um breve relato sobre a experiência. “Foi muito bacana! Tivemos a oportunidade de aprender junto com as crianças, na teoria e na prática. Foi bom colocar nosso lado artístico para fora. Gostei demais!”

Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII – Marabá (PA)

Produção do livro “Como eu me senti”

O foco temático do livro produzido pelos alunos desta edição do projeto são as competências socioemocionais, assunto contemplado nas obras que vêm sendo trabalhadas ao longo do ano, que abordam importantes questões sobre convivência e autoconhecimento.

“A proposta parte do entendimento de que é importante reconhecer e saber lidar com as emoções, para melhor se relacionar em sociedade. Queremos contribuir para a formação dessas crianças, fomentando o diálogo, o respeito e a empatia e promovendo um ambiente escolar mais acolhedor”, explica Marina Santos, Coordenadora de Comunicação da Reta Engenharia e profissional à frente do projeto desde 2021. Por ser uma técnica de pintura com água, a aquarela confere à ilustração certa fluidez, que remete ao tema das emoções, sendo por isso escolhida para ilustrar o livro “Como eu me senti”, explicou.

Os engenheiros Gabriel Burni, Matheus Silva e Ítalo Savi exibem suas pinturas que realizaram durante a oficina.

Sobre a Maratona da Leitura

O projeto Maratona da Leitura: Jornada do Livro é uma iniciativa da Reta Engenharia que visa promover o desenvolvimento intelectual e pedagógico de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, em parceria com instituições de ensino próximas aos locais de atuação da empresa, por meio do incentivo à leitura e à escrita, atividades formativas e de acesso à cultura.

No início de cada ano, as turmas participantes recebem caixas com livros de literatura infanto-juvenil, selecionados em conjunto com as escolas. Os professores, por sua vez, trabalham os textos em sala de aula e incentivam os alunos a realizarem apresentações artísticas baseadas nas leituras, que são avaliadas por uma comissão formada por funcionários da Reta com relação aos seguintes critérios:

– Domínio do conteúdo, clareza e adequação ao tema;
– Criatividade e uso de recursos diversos;
– Organização e sintonia do grupo;
– Expressividade e linguagem corporal;
– Protagonismo e envolvimento dos estudantes.

No encerramento do projeto, a turma que obtém a melhor nota na somatória de todas as apresentações é premiada com uma excursão, reforçando o vínculo entre o aprendizado e o enriquecimento cultural.