Mais um livro da Maratona da Leitura: Jornada do Livro 2024 foi trabalhado pelos alunos e professores das escolas participantes e, na última semana, nossos colaboradores acompanharam as apresentações criadas para compartilhar os aprendizados sobre a obra “Bullying: que brincadeira é essa?”, de Denio Maués. A história, em formato de peça teatral, procura mostrar até onde as zoações podem ser consideradas brincadeiras, como saber se elas passaram dos limites e o que fazer quando o bullying acontece. Por meio de diversas situações vividas por Júlio, um garoto tímido que é perseguido e maltratado por seus colegas, o livro traz reflexões que têm tudo a ver com a realidade das escolas brasileiras.
O alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, de Mariana (MG), reproduziram a peça de teatro encenada por algumas personagens da história, “Palhaçada sem graça”, inspirada no contexto do bullying sofrido por Júlio. A ficção se passa em um circo que acaba de contratar um novo artista, o Palhaço Tímido, que não é bem recebido pelos colegas Chefe dos Palhaços, Palhaço Bate-Palmas e Palhaço Risadinha. Tímido sofre com o bullying praticado pelos outros três palhaços, mas acaba conseguindo o apoio e a compreensão de Sofia, a dona do circo.
O teatro também foi o recurso usado pelos estudantes do 5º ano da Escola Municipal David Finlay, de Nova Lima (MG), que apresentaram o tema em situações distintas de bullying que poderiam acontecer na escola, como uma aluna que não joga futebol muito bem e é discriminada pelos colegas, que poderiam estar ensinando a menina a treinar suas habilidades em vez de zombá-la. Os alunos ainda cantaram duas músicas que abordavam a importância da amizade, de ser você mesmo e de respeitar as diferenças.
Já na Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, de Marabá (PA), os estudantes do 5º e 6º anos compartilharam informações sobre a prevenção da violência nas escolas, como leis que visam proteger crianças e adolescentes e razões que podem explicar porque o bullying acontece. As crianças também fizeram uma dramatização que trazia exemplos de situações de bullying e homenageava vítimas que infelizmente perderam a vida devido a essa violência. Por fim, funcionários da escola comentaram sobre acontecimentos já testemunhados por eles, reforçando a importância de saber identificar e coibir o bullying.
Os estudantes do 5º ano da Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte (MG), roteirizaram e produziram de forma colaborativa um vídeo gravado na própria escola, que trazia uma introdução sobre o conceito de bullying e, em seguida, cenas dos alunos dramatizando situações de intimidação, que terminavam com os colegas se conscientizando de que aquele comportamento não era legal.
Enfim, na Escola Municipal Rubem Costa Lima, de Nova Lima (MG), os alunos do 5° ano também fizeram uma leitura dramática de algumas cenas selecionadas do livro “Bullying: que brincadeira é essa?”.
De acordo com a Lei 13.185/2015, considera-se bullying ou intimidação sistemática todo ato de violência física ou psicológica intencional e repetitivo, que ocorre sem motivação evidente e é praticado por indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la. Esse fenômeno é causador de angústias e sofrimentos para todos os envolvidos, sejam os agressores, as vítimas ou os expectadores, o que inclui estudantes, famílias, professores e demais profissionais da educação. Por isso, a importância de trazer a discussão sobre o bullying para os trabalhos da Maratona da Leitura deste ano foi uma consideração em comum apresentada nos encontros.
À frente do projeto, a Coordenadora de Comunicação Marina Santos esclarece que todas as leituras da edição 2024 contemplam competências socioemocionais, temática elencada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e considerada fundamental para proteção à saúde mental e combate ao bullying. “Queremos instigar os alunos a refletirem sobre seus comportamentos e reconhecer o papel da escola na formação desses futuros cidadãos. As instituições têm a responsabilidade de ensinar princípios e valores indispensáveis para a vida de cada estudante, formá-lo em uma pessoa com competências para conviver e impactar a sociedade positivamente”, ressalta. Em consonância com o propósito pedagógico em foco, Marina avalia que o livro incentivou reflexões importantes sobre empatia, respeito, solidariedade e diálogo, incentivando a promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde cada aluno possa se desenvolver se sentindo bem e feliz.
Sobre a Maratona da Leitura: Jornada do Livro
A Maratona da Leitura é um projeto social da Reta Engenharia que visa o amadurecimento cultural e pedagógico de crianças da rede pública de ensino em Minas Gerais e Pará, através do incentivo à leitura e à escrita. As obras literárias são trabalhadas também com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos, a fim de prepará-los para a criação de um livro que eles mesmos irão escrever e ilustrar sobre o tema selecionado.
Ao longo do ano, depois das apresentações sobre cada livro explorado pelos alunos das escolas participantes, os colaboradores da Reta que estiveram presentes avaliam o que assistiram, com relação aos seguintes critérios: domínio do conteúdo, clareza e adequação ao tema; criatividade e uso de recursos diversos; organização e sintonia do grupo; expressividade e linguagem corporal; e protagonismo e envolvimento dos estudantes. No encerramento do projeto, em dezembro, a turma que obtiver a melhor pontuação na soma de todas as apresentações ganha uma excursão cultural.