Imagem - Reta Engenharia
Alunos da UFPA visitam obra da segunda ponte sobre o Rio Tocantins
12 de junho, 2024

No último dia 7 de junho, o time da Reta que atua na obra da segunda ponte sobre o Rio Tocantins teve a satisfação de receber na obra a visita de alunos e professores do 5º período de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Rondon do Pará. O Projeto Nova Ponte sobre o Rio Tocantins da Vale possibilitará a duplicação completa da ferrovia Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga o Porto de Ponta da Madeira, no município de São Luís (MA), à Mina de Carajás, localizada no sudoeste do estado do Pará. A duplicação da ponte rodoviária ainda vai gerar maior conforto na mobilidade urbana de Marabá (PA), além de contribuir com o desenvolvimento do sudeste do estado.

Dentre os entregáveis da obra, destacam-se o acompanhamento físico e financeiro, análise de riscos, planejamento 4D e Power BI.

O escopo da Reta nesse projeto consiste na realização dos serviços de planejamento e controle da obra, compreendendo acompanhamento físico e financeiro, análise de riscos, planejamento 4D e Power BI. Segundo Antônio Gabriel Viana Mattos, Coordenador de Projetos da Reta, receber a turma de Engenharia Civil da UFPA na obra proporcionou não apenas uma vivência de campo do que é ensinado em sala de aula, como também um momento de troca de conhecimento com as equipes responsáveis pelo planejamento e implantação do projeto.

A visita proporcionou uma troca de conhecimento com as equipes responsáveis pelo planejamento e implantação do projeto.

Antes de percorrem os canteiros de obra, alunos e professores tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação detalhada sobre o projeto, contemplando os principais fornecimentos e fabricações, as metodologias executivas e ferramentas de gestão aplicadas. “As metodologias de execução dessa obra se destacam por sua complexidade e inovação. Entre elas, a execução dos pilares com aduelas pré-moldadas vazadas e da superestrutura em caixão de concreto (Ponte Rodoviária) e caixão metálico empurrados (Ponte Ferroviária) fazem esse projeto ser único no país”, explica Antônio Gabriel.