A Reta Engenharia gostaria de apresentar o uso da plataforma CmBuilder integrada à metodologia BIM (Building Information Modeling ou, em português, Modelagem da Informação da Construção) no projeto de construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco. O CmBuilder é uma plataforma web cujo principal objetivo é escalar o planejamento 4D, oferecendo visualizações gráficas detalhadas que aprimoram a coordenação das atividades e a logística da obra.
O fluxo de trabalho de planejamento do projeto seguiu as seguintes etapas, nas quais se pode visualizar aquelas em que foi utilizado o CmBuilder:
Entre essas etapas do projeto, destacam-se aquelas em que o CmBuilder foi utilizado:
• Estruturação da EAP
A ferramenta foi fundamental para montagem da EAP (Estrutura Analítica do Projeto). Cada componente da EAP, ao ser desmembrado em tarefas do cronograma, pôde ser monitorado através dessa tecnologia. A plataforma permite que os modelos 3D da obra sejam integrados ao cronograma, oferecendo uma visão sincronizada da sequência de atividades. Essa vinculação permite que a equipe visualize claramente o progresso de cada etapa ao longo dos marcos da construção (milestones).
• Estudos de Construtibilidade
Nesse contexto, esse sistema de gestão demonstrou-se uma ferramenta eficaz, de fácil aprendizagem, ajudando a analisar a viabilidade técnica e logística do plano de execução antes de sua implementação. A plataforma destaca como a sequência de atividades e o uso de uma biblioteca de recursos paramétricos (como: gruas, guindastes, caminhões, balsas, entre outros) que podem ser estudados, permitindo a simulação de cenários alternativos e a análise de construtibilidade do projeto.
• Sequenciamento e duração das atividades
A plataforma permite planejar e simular visualmente o sequenciamento de atividades em projetos de infraestrutura, como a construção de uma ponte. Com ferramentas de colaboração em nuvem, a plataforma facilita a definição de durações realistas, simulação de cenários, otimização da logística e tarefas de campo. Além disso, ela permite analisar impactos de atrasos, garantindo maior previsibilidade e eficiência no cronograma, ajudando a identificar e resolver gargalos ao longo da execução do projeto.
• Plano de Ataque
O plano de ataque da obra foi elaborado com o auxílio da ferramenta, permitindo mapear a sequência exata de execução dos elementos estruturais, como estacas, pilares e vigas. A plataforma forneceu uma visão 3D detalhada da obra, facilitando a identificação de possíveis interferências entre as frentes de trabalho. Além disso, a plataforma possibilitou o planejamento estratégico do uso de maquinário e equipamentos, prevenindo conflitos e atrasos.
Um exemplo que pode ser destacado é o estudo da implementação das Vigas SICET, que serviram de apoio para a treliça lançadeira e serão demolidas após o lançamento das vigas longarinas e em qual momento ela deveria ser considerada.
Por fim, pode-se ressaltar que essa plataforma disponibiliza o compartilhamento do estudo por meio de um link interativo onde os Stakeholders podem navegar e compreender a estratégia da obra de forma mais clara, tendo em vista os recursos considerados no CapEx e Planejamento.