João Marcos Soares de Oliveira – Engenheiro Trainee na Reta Engenharia
Lucas Fukuda – Arquiteto BIM Manager na Reta Engenharia
Incorporar informações temporais, de custos, de serviços e materiais à modelagem BIM permite uma melhor visualização dos projetos de engenharia, facilitando a gestão e o planejamento físico-financeiro de obras. Existem ferramentas capazes de realizar a integração da modelagem BIM com softwares de BI possibilitando a criação de relatórios e dashboards dinâmicos do tipo 4D e até mesmo 5D.
A modelagem BIM para planejamento 4D, orçamentação BIM e gestão da obra requer integrações entre elementos do modelo 3D e informações relacionadas ao tempo, execução da obra, custo etc. em que eles pertencem. Sendo assim, a existência de um Plano de Execução BIM coerente é essencial para que o projeto BIM adote as estratégias de codificação do modelo necessárias para viabilizar a elaboração do report em softwares para BI. O modelo, portanto, precisa refletir, no seu particionamento, o sistema construtivo de uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto), para um planejamento dinâmico que simula o sequenciamento da obra e é enriquecido posteriormente com as informações do progresso (não-conformidades, necessidade de modificações do projeto/modelo, entre outros).
A seguir encontram-se algumas etapas utilizadas pela Reta Engenharia para o desenvolvimento de um report no Power BI contendo a modelagem BIM.
1) Importação do modelo BIM para as plataformas
A Reta Engenharia, que sempre estimula a inovação e a melhoria contínua, buscou plataformas que possibilitassem a integração de modelos BIM com ferramentas de BI. Nessas plataformas, ao importar o modelo BIM, criam-se páginas em Power BI contendo o visual 3D bem como geram-se tabelas auxiliares contendo informações de cada elemento do modelo, inclusive uma “chave” única para cada elemento. É através dessa “chave” que serão realizadas as associações entre os elementos e as informações de tempo, custo, serviços etc.
2) Construção da base de dados
Em um software de tabulação de dados, criou-se uma tabela com o cronograma da obra associando para cada atividade as “chaves” dos elementos do modelo BIM correspondentes. Além disso, na base de dados, para cada atividade foram descritos os serviços correspondentes e campos de dados que possibilitaram a alimentação do avanço físico da obra. De igual modo a associação de custos aos elementos pode ser feita permitindo a criação de uma orçamentação BIM.
Nesta etapa é importante definir quais as informações serão apresentadas no report, levando em conta a relevância e a necessidade de cada informação. É possível associar n informações para cada “chave” do modelo 3D, por isso, é importante que haja rigor nas associações para que não haja distorções de informações, daí a necessidade de o modelo 3D ser elaborado e detalhado considerando o cronograma da obra, a Estrutura Analítica de Projeto, o CapEx etc.
3) Criação do relatório no Power BI
A próxima etapa foi a importação das informações contidas na base de dados para o BI e o estabelecimento das relações de dados entre as tabelas da base de dados desenvolvida e as tabelas obtidas pelas plataformas de integração entre BIM e BI. É através desses relacionamentos de dados que foram realizadas as segmentações e cálculos na plataforma de BI.
Por fim, foi elaborado o report com: visual 3D com os elementos coloridos conforme o status real (atrasado, a iniciar, no prazo); aderência; início e término da linha de base; início e término real; cronograma de atividades; serviços notáveis; materiais; curva “S”; observações; dentre outras informações.
O dashboard elaborado pela equipe permite a interatividade entre todos os visuais, possibilitando uma relação bi-direcional entre planejamento/custos e modelagem BIM, ou seja, pode-se, por exemplo: segmentar no modelo 3D conforme as atividades; segmentar as atividades conforme os elementos selecionados no modelo 3D; verificar a aderência, o início e o término de elementos selecionados, de atividades selecionadas, do projeto com um todo; segmentar quais atividades e elementos do projeto estão atrasados; visualizar a curva “S” de avanço físico de cada elemento ou cada atividade etc.
4) Verificação e validação dos dados
A última etapa foi realização de customizações junto ao cliente para assegurar a funcionalidade e usabilidade do report, para garantir que os dados apresentados estavam precisos e confiáveis, para estar em conformidade com as métricas estratégicas do cliente e até mesmo para possibilitar a utilização do dashboard em quadros de gestão à vista. Essa etapa foi crucial, pois diversas modificações foram implementadas, tanto para melhorar a visualização das informações quanto para facilitar a atualização dos dados no decorrer da obra de engenharia.