Imagem - Reta Engenharia
Caravana solidária da Reta salva 24 vidas com doação de sangue
26 de junho, 2024

Na última sexta-feira (21/07), mobilizamos uma caravana de voluntários da Reta para doar sangue no Hemocentro de Belo Horizonte, como parte da campanha de Junho Vermelho “A solidariedade está em nosso sangue”. Os colaboradores se apresentaram pela manhã na Fundação Hemominas onde, após cadastro, passaram pela triagem clínica, em que responderam um questionário sobre seu estado de saúde, alimentação, histórico de doenças, uso de medicação, viagens, hábitos diários e outras informações. As respostas são importantes para a segurança do doador e do paciente que receberá o sangue.

 

Na etapa seguinte, foram checados sinais vitais, como pressão arterial, pulso, temperatura corporal e medidos o peso e a altura do candidato à doação, além de também ser realizado um teste rápido de anemia. Com todas as informações devidamente checadas, os voluntários se alimentaram com um lanche fornecido pelo Hemocentro e fizeram uma lavagem dos antebraços, podendo em seguida realizar a coleta de sangue.

 

A etapa da doação levou, em média, de 10 a 15 minutos. O sangue foi coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único e o procedimento foi realizado por profissionais capacitados e com segurança. Foram coletados de cada colaborador em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios. Em seguida, os doadores receberam orientações verbais e por escrito sobre os cuidados que deveriam ter nas próximas 24 horas, além da necessidade de informar à Hemominas sobre alterações que poderiam ocorrer nos próximos 14 dias, como febre ou sinais de infecção. Por fim, os voluntários receberam mais um lanche, para auxiliar na sua hidratação e reposição do volume de sangue doado.

“Achei interessante a iniciativa da Reta. No dia a dia acabamos postergando, então o convite com certeza mobilizou e facilitou a doação”. Henrique Abib – Superintendente Administrativo-Financeiro

 

“Além da disseminação da conscientização sobre o Junho Vermelho, tivemos a oportunidade de mobilizar alguns colaboradores Reta para de fato doar sangue, contribuindo de forma efetiva com a campanha”, avaliou Marcos Cruz, do setor de SSO.

 

Já Hellen Costa, da equipe de Gestão de Pessoas, optou por ir além da doação de sangue, que já realiza com frequência, e se cadastrou no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). “Eu vinha adiando o cadastro porque tinha um pouco de medo da dor que poderia sentir ao doar, mas no dia descobri que é necessário somente coletar um tubinho de sangue. O banco de possíveis doadores de medula é mundial, então independente da localidade onde mora, você pode ser compatível e convidado a doar. E caso tenha a necessidade de se locomover e hospedar fora da sua cidade, os custos do doador e de um acompanhante são totalmente cobertos”, explicou.

 

A Reta Engenharia agradece aos colaboradores que participaram da caravana de doação e incentiva todos a doarem no Hemocentro mais próximo quando puderem. Doar sangue é um gesto fácil e seguro que pode mudar o destino de muitas pessoas e salvar vidas!

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.