Ao final do ano de 2021, fui convidado por nosso CEO, Marcus Cassini, para assumir como Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade. Certamente, ser digno de tamanha confiança desperta em mim enorme gratidão, além da ansiedade inerente ao desafio. Aproveito para reforçar aqui meus agradecimentos ao Marcus, ao Conselho de Administração e a todo o time Reta.
No ensejo de minha nova posição, trago para reflexão um tema que vem sendo muito discutido: ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que corresponde às boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. O termo foi cunhado em conjunto em função da forte interdependência que existe entre os três pilares. Contudo, gostaria de tratar aqui com um pouco de destaque dos aspectos de governança e sua conexão com a confiança depositada por clientes e sociedade em uma organização.
Sem a menor intenção de esgotar o tema, mas apenas para trazer algum contexto, de forma resumida, Governança Corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, profissionais, órgãos de fiscalização e controle, e demais partes interessadas. Uma empresa responsável, do ponto de vista da governança, é aquela que cumpre com as normas reguladoras, expressa nos estatutos sociais, nos regimentos internos, nas instituições legais do país e na legislação em vigor, e que zela por sua viabilidade econômico-financeira, sendo, portanto, digna de confiança.
Aqui na Reta existe uma máxima: o profissional vale o quanto ele sabe. Por sua vez, a empresa sabe e vale a multiplicação de quanto sabem e valem seus profissionais. Sou daqueles que acreditam fortemente nessa tese. O saber individual quando colocado em conjunto com outra diversidade de saberes se torna muito superior que a soma dos saberes individualmente.
De modo semelhante, uma organização será tão confiável quanto forem confiáveis seus profissionais, ou, na verdade, a organização será múltiplas vezes tão confiável quanto forem confiáveis seus profissionais. Afinal, não há nada mais tranquilizador e reconfortante do que contratar um serviço de excelência e no qual você sente segurança da correção daquele prestador. Isso elimina excessos de controles e a diretividade da coordenação por parte de quem contrata. O valor disso, apesar de não ser tão tangível, é muito elevado. Certa vez, um cliente me abordou dizendo: “Estávamos diante de uma situação muito complexa, com um prazo extremamente desafiador. Não teríamos tempo de acompanhar o trabalho. Era necessária a convicção na qualidade da entrega e no cumprimento dos aspectos de governança. Não pensei em outra empresa que não fosse a Reta.”
Situações como essa mostram claramente que estamos no caminho certo. Precisamos sempre manter nossa conduta ética e seguir obcecados por sermos a escolha preferencial de nossos clientes. Isso só vem através de muito trabalho e por reconhecermos a necessidade de melhorarmos continuamente, sem nos desviar de nossos valores. Parabenizo cada profissional do nosso time. A conduta e performance de vocês frente aos trabalhos nos tornam dignos de ouvir o que mencionei acima.