Imagem - Reta Engenharia
Maratona da Leitura 2024: alunos apresentam livro “Emocionário”
6 de junho, 2024

Na última semana, nossos colaboradores realizaram visitas nas escolas participantes da Maratona da Leitura: Jornada do Livro 2024, projeto social da Reta Engenharia que visa o amadurecimento cultural e pedagógico de crianças da rede pública de ensino em Minas Gerais e Pará, através do incentivo à leitura e à escrita.

Os alunos do 5º ano da Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte (MG), da Escola Municipal Rubem Costa Lima e da Escola Municipal David Finlay, em Nova Lima (MG), do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), e 5º e 6º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII, em Marabá (PA), elaboraram apresentações sobre o primeiro título lido este ano, “Emocionário: Diga o que você sente”, de Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.

Alunos da Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte, apresentaram uma coreografia de dança, em estilo videoclipe.

O livro é um dicionário de emoções que ajuda crianças de todas as idades a reconhecer e expressar melhor aquilo que estão sentindo. Alegria, ódio, entusiasmo, insegurança, orgulho, vergonha e muitos outros sentimentos são representados por ilustrações inspiradoras e explicados de forma simples e didática.

Na Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Nova Lima, foi apresentado o “Jornal Emocional”.

Já em sua 9º edição, o tema escolhido para os trabalhos educativos neste ano contempla as competências socioemocionais. Marina Santos, Coordenadora de Comunicação da Reta Engenharia e à frente do projeto, ressalta que o assunto é uma das exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Queremos estimular o desempenho acadêmico e cognitivo das crianças, mas também promover um clima escolar mais respeitoso e empático com impactos positivos em toda a vida dos educandos e da comunidade escolar”, afirma.

As turmas de 5º ano da Escola Municipal David Finlay encenaram a apresentação de um jornal, com manchetes que relacionavam as emoções aos eventos da escola.

“É muito importante que as instituições de ensino direcionem esforços para fomentar habilidades como a empatia, a resiliência, o diálogo e a inteligência emocional, indo além dos conteúdos programáticos acadêmicos convencionais. Isso irá contribuir não apenas para a jornada escolar dos estudantes, mas também para o seu desenvolvimento pessoal e profissional em um mundo que cada vez mais valoriza a capacidade de interagir e colaborar efetivamente uns com os outros.”

Marina Santos, coordenadora do projeto

Programas jornalísticos fictícios, músicas, vídeos, danças e encenações foram alguns recursos usados pelas crianças e seus professores para mostrar os aprendizados dessa primeira leitura. Ao longo do ano, ainda serão lidos e apresentados outras obras literárias, visando gerar repertório para que os alunos possam refletir e se dedicar, no próximo semestre, à criação de um livro escrito e ilustrado por eles próprios sobre o assunto.

Os alunos em Marabá confeccionaram murais decorativos e encenaram os sentimentos.

Depois de cada apresentação, os colaboradores da Reta que estiveram presentes avaliam o que assistiram, com relação aos seguintes critérios: domínio do conteúdo, clareza e adequação ao tema; criatividade e uso de recursos diversos; organização e sintonia do grupo; expressividade e linguagem corporal; e protagonismo e envolvimento dos estudantes. No encerramento da Maratona da Leitura, em dezembro, a turma que obtiver a melhor pontuação na soma de todas as apresentações irá ganhar uma excursão cultural.

Em Mariana, os alunos deram vida às emoções por meio de teatro e canções.

Em junho, o projeto irá promover ações educativas complementares de acesso à cultura, através de um momento de recreação e contação de histórias com a participação de reconhecidos artistas do cenário literário local. A programação é uma contrapartida social em benefício das escolas participantes da Maratona da Leitura, vinculada ao Projeto Poesia Incrível, o qual contou com o patrocínio da Reta Engenharia em 2023, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para o lançamento de livros inéditos de três poetas mineiros.