Transformar realidades por meio da educação é um compromisso que ultrapassa os limites do canteiro de obras. Na Reta Engenharia, acreditamos que construir um futuro melhor também passa pela valorização da cultura, do conhecimento e da formação cidadã — e é com esse propósito que mantemos, há uma década, o projeto Maratona da Leitura.
Na última sexta-feira, 27 de junho, tivemos a oportunidade de compartilhar essa trajetória no Momento de Valor, promovido pela Câmara de Obras Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O espaço, voltado à troca de boas práticas em inovação e sustentabilidade, recebeu a apresentação do projeto feita por nossa Coordenadora de Comunicação e Marketing Marina Santos. “Fiquei muito feliz com o convite e, sobretudo, com a receptividade e o genuíno interesse demonstrado por todos os presentes. Gostaria de parabenizar a Câmara de Obras Industriais da FIEMG pela iniciativa. É muito importante compartilharmos e inspirarmos práticas de responsabilidade social no setor. Na Reta, acreditamos no poder transformador da educação e temos um carinho especial por esse projeto, que há 10 anos vem despertando o gosto pela leitura, o protagonismo e a expressão criativa de estudantes em estado de vulnerabilidade social”, afirmou.
Criado em 2015, a Maratona da Leitura é um projeto socioeducativo realizado pela Reta Engenharia em escolas públicas próximas aos nossos locais de atuação, com foco no incentivo à leitura e à escrita como ferramentas de desenvolvimento humano e social. O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura, estimular o protagonismo infantojuvenil e fomentar a produção artística-literária. Ao longo desses 10 anos, mais de 1.000 estudantes já foram impactados em 11 instituições de ensino dos estados de Minas Gerais, Pará e Maranhão, com 4 livros publicados, escritos e ilustrados pelos próprios alunos.
A participação no Momento de Valor reforça nosso compromisso com práticas que geram impacto positivo e duradouro nas comunidades onde atuamos. Seguimos acreditando que grandes transformações começam com pequenas sementes — e que a educação é o primeiro passo para ampliar as perspectivas de futuro dessas crianças e jovens.