No último dia 12 de junho, a Reta Engenharia marcou presença em mais um importante marco da infraestrutura logística nacional: a entrega oficial do Desvio Ferroviário de OPLA, no município de Paulínia (SP). O evento foi realizado pela Ultracargo, cliente da Reta, e contou com a presença de nossos profissionais, do time técnico e diretoria da Ultracargo, além de autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, e o prefeito Danilo Barros.
Contratada pela Ultracargo, a Reta Engenharia foi responsável pelo controle de qualidade e segurança da obra, atuando no planejamento, comissionamento de equipamentos e processos, e resolução de pendências para entrega do novo trecho – pilares fundamentais para o sucesso de um projeto dessa magnitude.
Com 4,4 km de extensão, o novo desvio ferroviário liga Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT), conectando-se ao importante corredor logístico entre o Sudeste e o Centro-Oeste. A estrutura conta com 14 posições de carga e 28 de descarga, permitindo operações com composições de até 80 vagões em ambos os sentidos. Sua capacidade de movimentação pode chegar a 6 milhões de m³ de produtos por ano – sendo 3 milhões de m³ de etanol e 3 milhões de m³ de derivados de petróleo.

O novo desvio ferroviário liga Paulínia (SP) a Rondonópolis (MT), com 4,4 km de extensão, 14 posições de carga e 28 de descarga.
Esse projeto, que se soma a uma estratégia robusta de expansão e modernização de trechos ferroviários e terminais da Ultrcargo, representa um salto de eficiência e sustentabilidade para a logística nacional. Ao facilitar o escoamento do etanol de milho produzido no Centro-Oeste e o transporte de derivados para o agronegócio da região, o desvio viabiliza uma malha integrada, de menor impacto ambiental e maior competitividade para toda a cadeia.
Para a Reta Engenharia, é motivo de orgulho contribuir com nossa expertise técnica em projetos que impulsionam o desenvolvimento, consolidam uma infraestrutura mais moderna e conectam o Brasil.