Nos dias 27 e 28 de junho, o Consórcio MRF – formado pelas empresas Milplan, Reta Engenharia e Flapa Engenharia – promoveu nas obras de descaracterização da Barragem de Germano, em Mariana (MG), da mineradora Samarco, um Workshop com o objetivo de desenvolver os profissionais que exercem cargos de liderança no que tange aos temas Gestão de Pessoas e Responsabilidade Civil.
O evento contou com uma programação diversificada e contribuições dos profissionais das três empresas. A abertura foi realizada pelo Diretor de Engenharia e Projetos da Reta Engenharia Henrique Alvarenga que ressaltou o importante papel dos líderes no processo de gestão de pessoas e o compromisso desses na prevenção de acidentes.
Engenheira de Segurança da Flapa Engenharia, Daniela Bragança abordou estratégias para a promoção da mudança de “comportamento de risco” para “comportamento seguro”, reforçando que um líder deve manter-se fiel aos preceitos de segurança do trabalho, explorando as práticas de autopercepção e autorresponsabilidade.
O palestrante Olintho Machado da empresa Milplan Engenharia elucidou informações relevantes do Código Civil que prevê ações por danos morais, assédio moral, não utilização de equipamento de proteção individual e responsabilidade objetiva em caso de acidente de trabalho.
A psicóloga e Gerente de Recursos Humanos da Reta Engenharia Patrícia Zuquim enfatizou a importância de uma comunicação interpessoal clara e eficaz, demonstrando através de uma dinâmica em grupo a importância do interlocutor compreender corretamente a mensagem transmitida.
O palestrante Anderson Rigobello explanou sobre os papéis do líder no trabalho, as suas principais qualidades e a responsabilidade pelo cumprimento dos requisitos de segurança. Houve interação com a equipe apresentando as principais habilidades e qualidades comportamentais que um líder deve ter para saber delegar com sucesso.
O Gerente de Projetos do Consórcio MRF William Perdigão encerrou o Workshop agradecendo a presença dos participantes e reforçou o propósito do evento: incentivar a liderança a adotar o comportamento preventivo e as responsabilidades quanto ao cumprimento do requisitos de segurança. Destacou ainda a importância de cada líder atuar como exemplo de forma que os seus subordinados sintam que o trabalho que fazem é significativo e que contribuem para o crescimento da empresa.
Por fim, no dia 29 de junho, ocorreu o lançamento da campanha “Se o trabalho não for seguro, eu não faço!“. Agradecemos e parabenizamos todos aqueles que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.