Wetlands construídos: conceito e aplicabilidade

Assuntos ligados ao meio ambiente e sua preservação têm se tornado a cada dia mais evidentes e relevantes para a sociedade. Prova disso é a força e a importância que as organizações estão dando à agenda ESG, sigla em inglês que se refere a boas práticas relacionadas a meio ambiente (Environmental), responsabilidade social (Social) e governança (Governance). Neste sentido, a busca por soluções sustentáveis é constante e em todos os setores.

Os wetlands construídos, apesar de não serem soluções recentes, ganham espaço no mercado por estarem alinhados com essas diretrizes de desenvolvimento sustentável. Neste artigo, exploramos o conceito e sua aplicabilidade, além de trazermos um case real que compõe o portfólio da Reta Engenharia.

Conceito

Os wetlands construídos são sistemas utilizados para tratamento de águas, efluentes e lodos de diversas origens, residenciais ou industriais. Eles surgem como uma alternativa para sistemas convencionais de tratamento de efluentes como Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e Estações de Tratamento de Esgoto Industriais (ETEIs).

Esses sistemas são baseados em ambientes que são encontrados na natureza, como regiões pantanosas, e que tem capacidade de tratar águas e efluentes. Eles são projetados e construídos em forma de canais ou lagoas com o intuito de simular estes ambientes, porém de maneira controlada, buscando otimizar seu potencial de tratamento, utilizando o conhecimento dos processos na natureza juntamente com os avanços na engenharia e na biologia.

Eles utilizam de reações físicas, químicas e biológicas entre os efluentes e o ambiente dos wetlands, composto por diversos materiais como solos, argilas, materiais granulares, vegetação e microrganismos que se desenvolvem dentro do sistema. Cada efluente necessita de uma configuração geométrica e de materiais específicos para que funcione de maneira adequada e garanta o tratamento.

Aplicabilidade

Conforme citado anteriormente, os wetlands construídos podem ser utilizados como uma alternativa para ETEs e ETEIs. Além disso, é uma solução que se mostra bastante versátil, podendo ser usado para tratamento de esgotos sanitários, industriais orgânicos e inorgânicos, incluindo a indústria da mineração.

Além disso, é um sistema que pode ser dimensionamento para atender demandas diversas, do ponto de vista de volume de efluentes, sendo viável para atender desde um edifício residencial ou comercial até uma cidade inteira ou indústrias de grande porte. Apesar disso, vale ressaltar que é um sistema que, ao contrário dos métodos convencionais de tratamento, demandam uma área significativa para a implantação, sendo esta proporcional ao volume a ser tratado, ou seja, quanto maior o volume a ser tratado, maior a área demandada.

A seguir estão listados alguns cases de implantação de wetlands para tratamentos diversos.

Sistema implantado na cidade de Nova Lima/MG, na Mina de Águas Claras, de propriedade da Vale, utilizado para tratamento de esgoto sanitário gerado pelo funcionamento dos escritórios no local, com cerca de 800 pessoas. Utiliza uma área de 450 m².

Sistema implantado na cidade de Mascate, em Omã, utilizado para tratamento de efluentes da exploração de petróleo, ocupando uma área de aproximadamente 2.300.000 m².

Sistema implantado ao sul da cidade de Atlanta, no estado da Georgia nos EUA, utilizado para tratamento de esgoto doméstico da região, atendendo uma população de 400.000 habitantes. A área utilizada é de aproximadamente 2.150.000 m².

Projeto Aripuanã (Brasil). Acervo: Reta Engenharia.

Sistema implantado dentro da área do Projeto Aripuanã, da Nexa Resources, próximo à cidade de Aripuanã, no norte do estado do Mato Grosso. É utilizado para tratamento de efluentes do processo de beneficiamento de minério de zinco, cobre e chumbo, além de águas coletadas em drenagens superficiais na planta. O sistema ocupa uma área de 72.333 m².

Projeto Aripuanã

A Reta Engenharia teve a oportunidade de atuar no gerenciamento da implantação do projeto greenfield mais recente da Nexa Resources, denominado Projeto Aripuanã. O empreendimento consiste em uma mina subterrânea e todas as estruturas necessárias para exploração e beneficiamento de minérios de zinco, cobre e chumbo. O site do projeto fica localizado a aproximadamente 20 km da cidade de Aripuanã/MT, que por sua vez está cerca de 1.000 km da capital do estado do Mato Grosso, Cuiabá.

Aripuanã é pioneiro na utilização do sistema com wetlands construídos para tratamento de efluentes de mineração no Brasil. Foram implantados 5 wetlands, cada um com uma finalidade e configuração específica, que trabalharão em sinergia com a planta para garantir o tratamento das águas, conforme imagem a seguir.

Vista aérea do Projeto Aripuanã, da Nexa Resources. Acervo: Reta Engenharia.

Neste projeto, os wetlands construídos estão sendo utilizados para diversos fins, sendo um sistema integrado com a planta de beneficiamento, o que possibilitará que a água usada para o tratamento do minério seja tratada e reutilizada, minimizando o consumo de água e o descarte de efluentes.

Além disso, os wetlands construídos serão utilizados para tratamento das águas de drenagens superficiais das áreas de planta, pátios de estocagem de minério e águas provenientes dos serviços de exploração da mina subterrânea. Também serão tratadas as águas provenientes de drenagens superficiais das pilhas de disposição de estéril e de rejeitos, ou seja, a maior parte do volume de efluentes gerados será tratado por meio dos sistemas de wetlands construídos. Por essa e outras medidas, Aripuanã é considerado um dos projetos de mineração mais sustentáveis do país.

Arthur Guedes Batista – Engenheiro da Reta Engenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *