Conclusão dos trabalhos da Reta em Aripuanã: projeto é considerado exemplo de mineração mais sustentável

Um novo capítulo na trajetória da Nexa Resources começou a ser escrito recentemente, com o ramp-up do projeto Aripuanã, no estado do Mato Grosso, em julho deste ano. O empreendimento consiste na implantação de uma unidade de beneficiamento de minério polimetálico para produção de zinco, cobre e chumbo, principalmente. A Reta Engenharia foi contratada para realizar as atividades de apoio à gestão de construção e planejamento do projeto, com início dos trabalhos em junho de 2020 e conclusão em agosto de 2022.

“É com muito orgulho que vejo a planta de Aripuanã produzindo. Foram mais de 2 anos empenhados para cumprir os prazos, antecipar possíveis problemas e entregar soluções que assegurassem o sucesso do projeto e a satisfação do cliente”, afirmou o Gerente de Projetos da Reta Engenharia Eduardo Silvino, responsável pela gestão executiva das obras.

Engenheiros em campo no Projeto Aripuanã, estado do Mato Grosso.
Acervo: Reta Engenharia.

Aripuanã é considerado um dos projetos de mineração mais sustentáveis do país, adotando boas práticas como tratamento e recirculação de quase 100% da água através de wetlands, empilhamento a seco e utilização dos rejeitos como material de enchimento dos vazios deixados com a retirada do minério, já que se trata de uma mina subterrânea, medidas essas que reduzem o impacto ambiental da planta. Grandes esforços também estão sendo envidados em obras externas, como a melhoria de acesso entre Aripuanã e a mina, a renovação e ampliação de Unidades Básicas de Saúde, além de apoio a projetos sociais.

“Parabenizamos a Nexa pelo belo empreendimento e desenvolvimento que este proporcionará à região. Todo trabalho foi fruto de um grande esforço conjunto e desejamos sucesso aos que ficarão a cargo de conduzir o ramp-up para atingir a capacidade máxima de produção”, concluiu Silvino.

Aripuanã terá uma produção anual estimada de 70 mil t/ano de zinco, 24 mil t/ano de chumbo e 4 mil t de cobre, durante uma vida útil de 11 anos, considerando-se apenas as reservas minerais estimadas sob a norma S-K 1300. Com tamanho potencial de geração de resultados, a unidade fortalece a posição da Nexa como uma das maiores produtoras de zinco do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *