Reta ofertará curso introdutório sobre planejamento de obras industriais e prediais para alunos da FUMEC

O estímulo ao conhecimento, a valorização da engenharia e o compromisso com o desenvolvimento da sociedade são bandeiras muito defendidas pela Reta Engenharia. Por isso, temos orgulho de anunciar que firmamos parceria com uma conceituada instituição de ensino superior de Minas Gerais, a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Trata-se de um curso introdutório intitulado “Planejamento aplicável a obras industriais e prediais”, que será ofertado aos alunos da graduação nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da referida instituição.  O Coordenador de Projetos da Reta Engenharia João Pedro Mendes Martins será o responsável por ministrar as aulas, que acontecerão no laboratório de informática da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da universidade, com início hoje, dia 13 de setembro, e término em 04 de outubro.

As aulas do minicurso acontecerão no laboratório da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da FUMEC, entre os dias 13 de setembro e 04 de outubro.

O minicurso terá como tema a disseminação de conhecimentos teóricos e práticos para elaboração, acompanhamento e controle de planejamentos de obras industriais e prediais. Seu conteúdo está dividido em quatro módulos, sendo três teóricos e um prático, com carga horária de 12 horas. Nos módulos teóricos, serão apresentados os conceitos básicos de planejamento, as etapas de elaboração de um planejamento e também os conceitos básicos de acompanhamento e controle de obras. Já no módulo prático, os alunos irão se deparar com uma atividade na qual cada um deverá elaborar um cronograma de obras completo, partindo desde o cadastramento de calendários até o lançamento e sequenciamento de atividades, cálculo de durações e carregamento de recursos.

O objetivo desta iniciativa é complementar a formação do estudante e prepará-lo para o exercício profissional, oportunizando o conhecimento de cases e demandas reais do mercado de Engenharia e Construção. Ao final do minicurso, é esperado que os alunos tenham desenvolvido um conhecimento básico de planejamento e que estejam mais capacitados para adentrarem ao mercado de trabalho. 

Na foto: o CEO da Reta Engenharia Marcus Cassini, nosso Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade Thiago Melo, a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da FUMEC Renata Nicoliello, o Diretor da FEA/FUMEC Eduardo Mesquita e a Coordenadora de Comunicação da Reta Engenharia Marina Santos durante visita à instituição de ensino para firmar a parceria.

“Vejo esta parceria entre a Reta e a FUMEC como sendo benéfica para ambas. Enquanto universidade, a FUMEC irá ofertar a seus alunos um minicurso completo de planejamento que se baseará em processos desenvolvidos e aprimorados pelo corpo técnico da Reta Engenharia ao longo de quase três décadas de existência. Este minicurso estará em linha com as melhores práticas de engenharia, incluindo aquelas preconizadas pelo PMBOK”, afirmou João Pedro. “Já para a Reta, este curso servirá não apenas para divulgar a marca, mas também para atrair e captar talentos que poderão ser desenvolvidos pela empresa e contribuir para seu crescimento e perenidade”.

A Coordenadora do curso de Engenharia Civil da FUMEC, Renata Nicoliello, também comemorou a parceria. “Primeiramente, gostaria de parabenizar toda a equipe da Reta Engenharia envolvida nesta iniciativa. A ementa está muito completa, considerando o curto tempo, e o material gerado para o curso está excelente.”

3 comentários para “Reta ofertará curso introdutório sobre planejamento de obras industriais e prediais para alunos da FUMEC

    1. Bom dia, Alonso!
      Agradecemos pelo seu comentário. Infelizmente, este curso é destinado apenas aos estudantes de graduação da FUMEC que ainda estejam cursando engenharia ou arquitetura.
      Fique atento ao nosso LinkedIn, pois lá divulgamos vários eventos da área, inclusive gratuitos e em formato online.

  1. Fantástica contribuição com a academia. Estou me colocando à disposição para contribuir na disseminação de conhecimento técnico de qualidade, inclusive estou trabalhando com um projeto de curso de Orçamento e Gestão de Custos na Construção Civil. O artigo-base, de minha autoria, se encontra disponível no meu perfil no LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *