Consórcio MRF adota metodologia Lean

Com o intuito de aperfeiçoar as práticas de gestão nas obras de descaracterização da barragem do Germano, em Mariana, o Consórcio MRF realizou uma consultoria com o Lean Institute Brasil (LIB), instituição referência na aplicação da metodologia no país.

Criada com base nos princípios do Sistema Toyota de Produção, o Lean Construction consiste na capacidade de uma organização em resolver problemas e eliminar desperdícios de forma sistemática e eficaz, ao identificar e implementar oportunidades para melhorias no processo.

O Gerenciamento Diário é uma das ferramentas aplicadas através do Lean.

A consultoria teve início em 13 de setembro e término em 19 de outubro, com a divulgação dos resultados obtidos pela implantação do Lean. Por meio de encontros semanais, o LIB implantava conceitos e ferramentas às equipes de liderança. A principais ferramentas aplicadas pelo Consórcio são o Gerenciamento Diário, realizado em conjunto com os líderes das equipes de produção, e o Obeya, dinâmica semanal de integração e colaboração entre as coordenações dos setores da obra (planejamento, produção, qualidade, segurança etc.). Além disso, houve a implantação de ferramentas de planejamento, como o pull planning e a linha de balanço que ajudaram na definição de estratégias de ataques e ações efetivas para buscar a conclusão do escopo definido no prazo acordado com o cliente.

Momento de integração e discussão entre equipes no Obeya.

“Após a implantação do Lean, percebemos maior engajamento e interação das equipes de produção em relação ao planejamento. Foi obtido aumento nos volumes de produção, como também aumento da aderência entre o que foi planejado e o que foi realmente executado. Em relação ao Obeya, houve uma melhora significativa em relação à comunicação e alinhamento entre os setores da obra”, afirmou o engenheiro Adelmo Magalhães.

Os próximos passos do Consórcio MRF serão aplicar o Lean no período de chuva para consolidar algumas das ferramentas utilizadas e continuar a mudança cultural motivada pela metodologia, além de planejar melhor as atividades da obra para, quando terminar o período chuvoso, aumentar a produção e concluir os escopos nos prazos acordados com o cliente. O Consórcio MRF também busca reforçar o engajamento e alinhamento de todos os setores e equipes da obra aos ensinamentos passados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *