Estudantes da Maratona da Leitura refletem sobre inteligência emocional e ancestralidade

O quarto e último Encontro do Livro no ano de 2022 do projeto Maratona da Leitura discutiu a obra “Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser”, de autoria do escritor e ator Lázaro Ramos.

Esse livro tem como protagonista o personagem Dan, já conhecido entre os fãs do Mundo Bita, e discute temas importantes para crianças e adultos – sentimentos, pertencimento, diversidade cultural, aceitação e respeito às diferenças. Com dois enredos em uma mesma narrativa, podemos acompanhar Dan em um dia comum em que passa por diferentes momentos que trazem à tona sentimentos distintos e, ao fim, amarra o orgulho sentido pelo menino à percepção de ancestralidade trazida pela história de seus antepassados, Asta e Jaser. 

“Aprender a identificar e nomear os sentimentos é muito importante para que a criança desenvolva inteligência emocional”, afirmou Vânia Grigório, professora do 5º ano da Escola Municipal Rubem Costa Lima. Para esta apresentação, a escola optou por realizar um vídeo reunindo desenhos e depoimentos dos alunos relacionados aos diferentes sentimentos. “Através dessa atividade, buscamos contribuir com a inserção dos estudantes no ambiente digital, por isso a escolha da apresentação nesse formato”, explicou Vânia.

Turma da Rubem Costa Lima fez vídeo com desenhos e depoimentos sobre os sentimentos.

​​​​​​​Na Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, os professores Vagno Silveira e Patrícia Barbosa também abordaram a discussão à luz das novas tecnologias, refletindo sobre a representação dos sentimentos através de emojis, pictogramas bastante usados em conversas online. A partir da leitura, os alunos também trabalharam produção de texto, através do gênero história em quadrinhos. A turma ainda realizou uma retrospectiva dos demais livros estudados ao longo do ano e encerrou a apresentação com a canção “A Paz”, do grupo Roupa Nova.

A banca avaliadora recebeu emojis na entrada da Escola Dulce Pinto Rodrigues.

Já os alunos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana, optaram por fazer uma encenação teatral sobre a obra, cada criança representando um sentimento. Ao final todos se reuniram, dançaram e interagiram com a plateia, entregando balões coloridos que continham dentro mensagens de afeto, esperança e paz, elaboradas pelos próprios estudantes.

Alunos da Escola de Paracatu de Baixo fizeram uma encenação teatral da obra.

Na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, os estudantes optaram por explorar a linguagem corporal, fazendo um “desfile de sentimentos”. Através de gestos e expressões faciais, as crianças representaram amor, orgulho, arrependimento, curiosidade, inveja, desânimo, entra outras emoções descritas no livro. Além disso, foi confeccionado um lindo mural e um varal com desenhos e cartazes sobre a obra.

Na escola em Antônio Pereira, a apresentação foi um desfile de sentimentos.

Encerramento

Nas próximas semanas, teremos os encontros finais da Maratona da Leitura 2022 com a entrega do livro “Igual e diferente que nem toda gente”, uma coletânea de poesias e desenhos produzidos pelos alunos participantes do projeto este ano, convidados a refletirem sobre o valor da diversidade e do respeito às diferenças. Cada um dos pequenos escritores, cerca de 94 crianças entre 10 e 12 anos, receberá um exemplar, bem como os professores, que também assinam poemas no livro, além de cópias disponibilizados para as bibliotecas das instituições participantes. Novamente, os serviços editoriais para revisão, diagramação, projeto gráfico e publicação do livro foram realizados pela Páginas Editora, com financiamento da Reta Engenharia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *