Representantes da Secretaria de Educação de Minas Gerais são presenteados com livro escrito pelos alunos da Maratona da Leitura

Ao longo de 2022, os estudantes da Maratona da Leitura aprenderam uma importante lição: todos somos iguais como seres humanos, mas bem diferentes enquanto indivíduos. Cada um tem a sua história e um jeito próprio que é só seu, uma maneira singular de perceber, sentir e interagir com o mundo ao seu redor. E são essas particularidades que tornam cada pessoa única e especial. Este é o mote do livro “Igual e Diferente: Que nem toda gente”, publicado ao final do ano passado pela Páginas Editora com financiamento da Reta Engenharia, como resultado do projeto social de incentivo à leitura e à escrita realizado pela empresa em escolas da rede pública em Minas Gerais.

O livro reúne poemas e desenhos produzidos por crianças entre 10 e 12 anos, estudantes de quatro instituições de ensino: Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte; Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Nova Lima; Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana; e Escola Estadual Professora Daura de Caralho Neto, localizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A última participou do projeto pela primeira vez em 2022.

O secretário de Educação Igor de Alvarenga (esq.) recebe o livro das mãos do superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto Fabrício Bicalho (dir.).

“É com muito orgulho que entregamos carinhosamente esse livro, fruto de um lindo trabalho que contou com a participação dos estudantes na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, ao Secretário de Educação Igor de Alvarenga”, afirmou o superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto Fabrício Bicalho. Um exemplar do obra também foi enviado ao governador Romeu Zema. “Fiquei emocionado e impressionado com a qualidade do livro. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e aprimora a capacidade interpretativa, nada melhor que proporcionar isso aos nossos alunos a partir do projeto Maratona de Leitura”.

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais Igor Alvarenga também teceu elogios à obra e reafirmou a importância de projetos como a Maratona da Leitura para contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “Lindo livro! Quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto. É sempre muito importante incentivar a leitura e aproximar nossas crianças e jovens do mundo dos livros.”​​​​​​​

Alunos da E. E. Professora Daura de Carvalho Neto, no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, participaram pela primeira vez do projeto em 2022.

Através da Maratona da Leitura, desde 2015, a Reta já realizou diversas ações educativas que beneficiaram mais de 600 estudantes de escolas públicas no estado. A seriedade e o êxito do projeto renderam à empresa o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social em 2017, realizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com objetivo de fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor. Ao promover a Maratona da Leitura, a Reta Engenharia reafirma o seu compromisso com boas práticas de responsabilidade social e se aproxima das comunidades em que atua, em prol do incentivo à educação e acreditando no papel das escolas como importantes espaços de inclusão e transformação social.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto Maratona da Leitura:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *