Case de inovação BIM 4D aplicado à Barragem do Germano será apresentado durante o 96º ENIC

Na próxima semana, durante os dias 12 e 14 de abril, acontecerá o 96º ENIC, o Encontro Nacional da Indústria da Construção. O evento é realizado em parceria com sindicatos, associações e empresas que atuam na construção civil e compõem a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sendo considerado um dos mais importantes do mercado nacional para debates sobre o atual cenário do setor.

A principal novidade desta edição é que o ENIC acontecerá durante a FEICON, a feira referência para os profissionais do mercado de construção civil e arquitetura do Brasil e da América Latina. A parceria inédita visa impulsionar importantes discussões e conectar os principais players da cadeia construtiva. São esperados cerca de 3,6 mil profissionais, entre engenheiros, construtores, arquitetos, varejistas e demais agentes da construção civil durante os três dias de evento que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista.

A programação inclui oficinas, palestras e painéis com temas diversos que abordam desde assuntos jurídicos à inovação e disrupção. Nesta edição, a Reta marcará novamente presença no evento, com a participação do nosso diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade Thiago Gomes e do arquiteto Lucas Fukuda, que apresentam durante o painel “BIM: Case em Obras Industriais”. Na oportunidade, será discutido o nosso projeto piloto de implantação do BIM 4D associado às rotinas do Lean Construction com Realidade Aumentada nas obras de descaracterização da Barragem do Germano, em Mariana (MG). “Esse projeto é um passo importante para aprimorarmos a eficiência da construção, a sinergia entre equipes de campo e escritório, além de trazer maior segurança e confiabilidade ao processo de planejamento, qualidade e execução da obra”, afirmou Fukuda. O painel  acontece no dia 13 (quinta-feira), das 16h às 17h na Sala 208 C/D.

Desde 2020, estão em andamento as obras de descaracterização da barragem e da cava do Germano, em Mariana, no estado de Minas Gerais, da mineradora Samarco. A obra implicará em 2.100.000 m³ de solo transportado (rejeito arenoso e estéril), 20.000 m³ de concreto (para a construção do canal principal que irá escoar a água da barragem), 900.000 kg de aço, 1.200 m de canaletas e 20.000 m² de grama. O foco dessa implementação estará nos setores do Emboque e da Bacia Final.

Nosso projeto piloto de implantação do BIM 4D associado às rotinas do Lean Construction com Realidade Aumentada nas obras de descaracterização da Barragem do Germano, em Mariana (MG), será apresentado durante painel de inovação no 96º ENIC.

Além do tema “BIM: Case em Obras Industriais“, a Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC-CBIC) é responsável por outros 4 painéis do ENIC. São eles:

  • Eventos Climáticos Extremos e a Indústria da Construção: Oportunidade e Responsabilidades – dia 12/04/23 das 15h às 16h – Sala 208 B;
  • Potencial de Investimentos em Energias Renováveis – dia 12/04/23 das 17h às 18h – Sala 208 B;
  • Plano de Investimentos no Setor de Mineração e o foco na redução de emissões – dia 13/04/23 das 17h às 18h30 – Sala 208 C/D;
  • PDICON – Programa de Desenvolvimento da Indústria da Construção: Sucessão Familiar – dia 14/04/23 das 12h às 13h – Sala 208 C/D.
  • BIM: Case em Obras Industriais – dia 13/04/23 das 16h às 17h – Sala 208 C/D;

A programação completa do evento pode ser acessada através do link: https://cbic.org.br/enic/96/#programacaoTodos os painéis serão gravados e disponibilizados no canal da CBIC posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *