Imagem - Reta Engenharia
Quem somos
Nossa história

A paixão pela engenharia está em nossa essência. Desde 1995, existimos para ser o melhor caminho entre a idealização e a realização de empreendimentos industriais e corporativos. Para isso, oferecemos soluções inteligentes e customizadas, atuando em todo o ciclo de implantação do projeto, desde os estudos técnicos e financeiros para diagnóstico de maturidade e viabilidade até o planejamento e a gestão executiva das obras.

O estímulo à inovação e a gestão do conhecimento fazem parte de nosso DNA. Investimos em treinamento e ensino continuado para buscarmos incansavelmente melhorias em nossos processos e serviços. Somos guiados pela certeza de que sempre é possível fazer mais e melhor.

Com cerca de 250 colaboradores, possuímos em nosso quadro técnico engenheiros membros do Project Management Institute (PMI) e com certificação Project Management Professional (PMP) e contamos, ainda, com a experiência de mais de 40 anos de nossos diretores e fundadores na execução de diversos tipos de obras.

29

anos de experiência
no mercado

+250

profissionais, a maioria
formados na empresa 

+400

projetos

Nossa liderança
Conselheiros
Ilso José de Oliveira
Presidente do Conselho de Administração

Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro (EETM), Ilso atuou como superintendente de implantação de projetos industriais de grande porte por 18 anos. Fundador da Reta Engenharia, presidiu a empresa por 26 anos, sendo atualmente o Presidente do Conselho de Administração.

Pós-graduado em Administração Mercadológica pela Fundação Dom Cabral (FDC), possui MBA em Gestão de Negócios de Engenharia pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e formação em Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral (FDC).

É Conselheiro do COMIN - Conselho Temático de Mineração da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ocupa ainda o cargo de vice-presidente da área de Obras Industriais e Corporativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), presidindo também a Comissão de Obras Industriais e Corporativas da CBIC e a Câmara de Obras Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Carlos Domingos Batista
Membro do Conselho de Administração

Graduado em engenharia civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), Batista é o Cofundador da Reta Engenharia. Atua na empresa desde a sua fundação, sendo atualmente Conselheiro Administrativo.

Certificado como PMP – Project Management Profissional em 2009 pelo Projetc Management Institute (PMI) e formado no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundação Dom Cabral (FDC), atuou como CEO de empresa de Empreendimentos Imobiliários por 7 anos.

​​​​​​​Possui expertise em Gestão e Treinamento de pessoas e equipes, Incorporação Imobiliária, Execução de obras civis, Planejamento e Custeio de projetos e obras civis multidisciplinares.

João Augusto Saade
Membro do Conselho de Administração

Engenheiro civil formado pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo em 1977, pós-graduado em Qualidade e Produtividade na Construção Civil pela Fundação Mineira de Cultura (FUMEC), com especialização em Negociação Avançada e Gerenciamento da Qualidade Total em Serviços pela Fundação Christiano Ottoni, Saade ingressou na Reta Engenharia em 1998, sendo atualmente membro do Conselho de Administração.

Ao longo de sua carreira, o engenheiro foi responsável pela coordenação de estudos de viabilidade para diversos projetos, gestão e supervisão da elaboração de projetos e obras na área de mineração, energia, logística, comercial e industrial.

Diretores
Marcus Cassini
CEO

Graduado em engenharia civil pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), Executive MBA pela Fundação Dom Cabral e PMP (Project Management Professional) certificado pela PMI (Project Management Institute), Marcus é um profissional com mais de 20 anos de expertise em gestão de obras industriais e corporativas de grande porte e alta complexidade, liderando equipes multidiciplinares.

Possui experiência na implantação e gestão estratégica empresarial, e sempre trabalhou orientado para o resultado, porém alicerçado aos princípios da boa ética, saúde e integridade das pessoas, segurança técnica dos projetos e foco no alinhamento dos objetivos de todos os envolvidos (clientes, funcionários, fornecedores e sociedade).​​​​​​​

Atualmente é CEO e membro do Conselho de Administração da Reta Engenharia.

Henrique César R. de Alvarenga
Diretor de Engenharia e Projetos

Graduado em Engenharia Civil, em 1995, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), Henrique atua desde 1992 nas fases de Desenvolvimento e Implantação de Projetos Industriais, Projetos de Infraestrutura e Corporativos.

O engenheiro atua na Reta Engenharia desde ano 2000, onde desenvolveu a maior parte da carreira, sendo Superintendente de Implantação de Projetos a partir de julho de 2018 e, a partir de janeiro de 2022, Diretor de Engenharia e Projetos.

Thiago Gomes de Melo
Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade

Graduado em Engenharia de Produção em 2008 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC) e Executive MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC), Thiago tem sólida experiência como gestor de planejamento de obras industriais de grande porte, tendo atuado também na área de aquisições e controle da Reta Engenharia, onde atualmente é Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade e membro do Conselho de Administração.

Superintendentes
Henrique Abib Saade
Superintendente Administrativo-Financeiro

Graduado em Direito pela Fundação Mineira de Cultura (FUMEC), pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Finanças Coorporativa pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), com MBA Executivo pela FDC, Abib possui sólida experiência na área Administrativa e Financeira. O profissional iniciou sua carreira na Reta Engenharia em 2008 e atua como Superintendente Administrativo-Financeiro desde julho de 2018.

Breno Soares de Melo
Superintendente de Engenharia

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), Breno atua há quase 20 anos em Gestão de Obras e Projetos, tendo participado de empreendimentos de alta complexidade nos setores de Mineração, Siderurgia, Infraestrutura e Energia, dentro e fora do país.

Possui expertise em Gestão de Engenharia, englobando as áreas de Planejamento e Orçamentos de Obras Industriais Pesadas, Medição e Controle de Custos, Gestão Contratual e Claims. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Engenharia na Reta Engenharia.

Henrique Guimarães Gomes
Superintendente de Projetos

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Instituto de Educação Tecnológica (IETEC), formado no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral (FDC) e certificado como PMP – Project Management Profissional – pelo Projetc Management Institute (PMI).

O profissional trabalha na Reta Engenharia desde 2006, no cargo de Gerente desde julho de 2010, Gerente Geral de Projetos e Responsável Técnico desde julho de 2019 e como Superintendente de Projetos a partir de janeiro de 2023.

Nossa cultura

Acreditamos que nossos resultados advêm de uma cultura sólida, embasada em nossos valores e preceitos, atributos que destacam o perfil de nossos colaboradores e refletem o sucesso de nossa empresa.

Nossos valores
Imagem - Reta Engenharia
Missão

Ser o melhor caminho entre a idealização e a realização de um empreendimento. 

Imagem - Reta Engenharia
Visão

Ser referência em consultoria, engenharia e gestão de projetos industriais e corporativos, gerando valor compartilhado.

Imagem - Reta Engenharia
Compromisso

Fazer engenharia com eficácia.

Imagem - Reta Engenharia
Propósito

Transformar conhecimento em legado para a sociedade.

Princípios Reta
1
Segurança em primeiro lugar

A segurança técnica dos projetos e a integridade das pessoas envolvidas são mandatórias para a tomada de decisões.

2
Preocupação com a sociedade

Devemos contribuir para a melhoria das condições de vida da sociedade através do nosso trabalho.

3
VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

A capacidade e a determinação das pessoas devem ser utilizadas como veículo de desenvolvimento, reconhecendo as diferenças, vocações e potencialidades.

4
FOCO NOS CLIENTES

Entendemos que cada cliente é único e, portanto, ofereceremos soluções personalizadas que atendam às suas necessidades.

5
ENGAJAMENTO DAS PESSOAS

Confiamos no engajamento das pessoas como combustível para geração de progresso, na soma de esforços do trabalho em equipe como multiplicador de resultados e na sua disposição e interesse em contribuir para o crescimento de seus colegas, de nossa empresa, de nosso país e da humanidade.

6
ALINHAMENTO AOS OBJETIVOS DOS VÁRIOS PÚBLICOS

Os objetivos de nossa empresa devem estar alinhados aos objetivos de nossos clientes, nossos funcionários, nossos fornecedores e da sociedade.

7
FOCO NA INOVAÇÃO E NA MELHORIA CONTÍNUA

Agilidade, simplicidade e produtividade fazem parte do nosso DNA e, para nos mantermos competitivos, estes atributos devem estar presentes em todas as soluções e processos da empresa. Para termos desenvolvimento duradouro nunca nos acomodaremos e buscaremos incansavelmente melhorias, independente do estágio alcançado.

8
GARANTIR A PERENIDADE DA EMPRESA

A geração de caixa e lucro devem ser vistos como objetivos e razão da sobrevivência da empresa, devendo ser obtidos através da satisfação dos nossos clientes, alinhados às boas práticas de ESG e adotando uma postura empreendedora na busca de novos mercados e ampliação da base de clientes.

9
PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

Os frutos colhidos em razão do somatório do trabalho de diversos funcionários serão com eles partilhados.

10
ALINHAMENTO DE CONDUTA E ÉTICA

Acreditamos sinceramente que nossos funcionários entenderão nossos preceitos, alicerçados na ética e moral, e terão sua conduta neles pautada.

Atitudes Reta
1

Nossos líderes são agentes ativos de transformação, transmitindo segurança e incentivando a criatividade e inovação. Somos líderes positivos, capazes de estimular e desafiar nossa equipe na busca pelo conhecimento para que esta se desenvolva e contribua para a geração de valor e perenidade da empresa.

2

Equipes são mais fortes que indivíduos e, assim, trabalhamos unidos para potencializar os resultados, buscando o crescimento das pessoas e da empresa, pois o individual não se sobrepõe ao coletivo. Acreditamos que a colaboração voluntária e a responsabilidade compartilhada potencializam o senso de pertencimento e incentivam o trabalho em equipe.

3

Praticamos a comunicação direta, clara e assertiva, mantendo um constante alinhamento de todos, fortalecendo a escuta ativa e a integração. Respeitamos as opiniões e somos uma equipe de profissionais capazes de transformar críticas em oportunidades de melhoria e aprendizado.

4

Nossos líderes são resilientes, com capacidade de observar e alinhar o cenário interno e externo, enxergando as tendências, direcionando e motivando a equipe a superar as adversidades, encarar novos desafios e explorar as oportunidades.

5

Confiamos no engajamento da equipe para a geração de progresso, trabalhando em um ambiente harmônico pautado pelo respeito, estabelecendo espaço para a autonomia baseada na gestão da confiança.

6

Não nos acomodaremos. Somente vontade não é suficiente. A atitude de protagonista e a obstinação pela melhoria contínua serão a mola propulsora para buscarmos alternativas para entregar resultados acima do esperado.

Fator Diferencial Reta
Postura
Pontualidade
Presteza
Perspicácia
Comprometimento
Conhecimento
Consistência
Cordialidade
Nossas certificações e políticas

Em busca da melhoria contínua, possuímos um Sistema de Gestão Integrada já implementado em nossa empresa e um rigoroso processo de auditoria, o qual investiga os procedimentos vigentes e visa assegurar que nossos produtos e serviços, assim como todas as atividades de apoio, sejam realizados em conformidade com as normas internacionais, legislação vigente e políticas internas da organização.

Atendendo a elevados padrões internacionais, nossa empresa é certificada em:

A busca e a gestão do conhecimento com o objetivo de fornecer aos clientes produtos e serviços de engenharia em conformidade com a qualidade contratada e valorizar os recursos humanos, assegurando a contínua melhoria dos processos, a perenidade da empresa e contribuindo para a evolução da sociedade.

Envidar o melhor de nossos esforços e conhecimento para executar produtos e serviços de engenharia em conformidade com a legislação, contribuindo com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentado.

Garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos ativos da Reta Engenharia e dos disponibilizados por seus clientes, conforme os requisitos legais, contratuais, regulamentares e da organização, alinhada com a metodologia de análise e avaliação dos riscos constantes em nosso Sistema de Gestão de Segurança da Informação.

Assegurar que os produtos e serviços de engenharia, assim como todas as atividades de apoio, sejam realizados de maneira segura e responsável. Prevenir lesões e doenças ocupacionais, eliminando os perigos e riscos inerentes aos trabalhos e empregando as ferramentas de saúde e segurança que garantam o cumprimento da legislação, assumindo o compromisso de consulta e participação dos trabalhadores e seus representantes para o contínuo aprimoramento do Sistema de Gestão.

A Reta Engenharia se compromete a pautar suas ações na justiça social, em conformidade com os requisitos legais, seus princípios éticos e instrumentos internacionais listados na norma SA8000:​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

  • Não utilizar ou apoiar trabalho infantil ou forçado, práticas discriminatórias e disciplinares abusivas, respeitar o direito dos seus funcionários à participação sindical e nas negociações coletivas.
  • Assegurar uma remuneração justa e uma jornada de trabalho em conformidade com a legislação aplicável.
  • Disponibilizar um ambiente de trabalho seguro e saudável.
  • Buscar a melhoria contínua da Política de Responsabilidade Social da empresa e mantê-la sempre atualizada quanto às mudanças ocorridas na legislação, no código e outros requisitos que a fundamentam.
  • Atuar como multiplicadora dos princípios aqui definidos junto aos fornecedores, subcontratados, prestadores de serviços e clientes, quando apropriado.
  • Promover suas ações corporativas buscando gerar impacto positivo na sociedade.