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Maratona da Leitura 2024: alunos encenam clássico literário “O Pequeno Príncipe”
9 de October, 2024

Era uma vez um pequeno príncipe que vivia em um asteroide com uma rosa de grande beleza e orgulho. Certo dia, ele inicia uma viagem que o traz até o planeta Terra, onde encontra diversos personagens que o fazem repensar o que é realmente importante na vida. A história, escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry em 1943 e considerada um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil de todo o mundo, ganhou nova vida nas últimas semanas a partir das encenações realizadas pelos estudantes do projeto socioeducativo Maratona da Leitura. “O Pequeno Príncipe” foi o título escolhido para o 3º Encontro do Livro de 2024 e provocou valiosas reflexões e aprendizados para os estudantes e para o público que acompanhou as apresentações.

Escola Municipal David Finlay

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Os alunos do 5º ano da Escola Municipal David Finlay, em Nova Lima (MG), da Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte (MG), do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana (MG), e 5º e 6º anos da Escola Municipal João XXIII, em Marabá (PA), escolheram encenar o enredo do livro por meio de peças teatrais. Com a criação de figurinos e cenários, eles representaram as principais cenas e personagens da obra, incluindo o Pequeno Príncipe, o piloto, a rosa, a raposa, o rei, a serpente, as flores do deserto, o vendedor e o geógrafo.

Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues

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Música e dança complementaram as apresentações das crianças. A música “Cativar”, do Grupo Arte Nascente, foi cantada pelos alunos da escola David Finlay, enquanto na escola João XXIII esteve presente em uma coreografia. Nas escolas de Paracatu de Baixo e Dulce Pinto Rodrigues, os alunos também apresentaram danças, com uma canção instrumental e com a música “Uma Vez Mais”, de Ivo Pessoa, respectivamente. Já na Escola Municipal Rubem Costa Lima, de Nova Lima (MG), os alunos do 5° ano compartilharam as mensagens e reflexões mais importantes da obra, seguida da leitura de um poema.

Escola Municipal João XXIII

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Obra provoca reflexões profundas até os dias atuais

“O Pequeno Príncipe” é uma história atemporal, para todos os públicos, que leva o leitor a refletir sobre como nos tornamos adultos entregues às preocupações diárias, que deixaram para trás valores da infância como afeto, sonhos e esperança. Segundo a professora Kátia Pires, do 5º ano da Escola Municipal David Finlay, o entendimento da obra é diferente dependendo do estágio da vida de quem lê, porém, duas frases do livro resumem os aprendizados propiciados por ele: “O essencial é invisível aos olhos” e “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“O Pequeno Príncipe fala muito da importância de cativar, ou seja, de deixar marcas na vida do outro e se comprometer por elas. Na vida, muitas vezes não conseguimos enxergar o que devemos valorizar, como o amor que sentimos pelas pessoas, pois o que é importante está presente no coração”, refletiu.

O engenheiro Ítalo Silva, que acompanhou a apresentação dos alunos da Escola Municipal João XXIII, chegou a uma conclusão semelhante a respeito dos ensinamentos do livro. “A trajetória da Maratona da Leitura deste ano vem trazendo algo que por vezes achamos que está esquecido, que é a questão dos sentimentos, de cativar, demonstrar amor. A leitura tem esse poder de realmente deixar um legado para as pessoas”, avaliou.

Escola Municipal de Paracatu de Baixo

Escola Municipal Rubem Costa Lima

Sobre a Maratona da Leitura

A Maratona da Leitura: Jornada do Livro é um projeto social da Reta Engenharia que visa o amadurecimento cultural e pedagógico de crianças da rede pública de ensino em Minas Gerais e Pará, através do incentivo à leitura e à escrita. As obras literárias são trabalhadas também com o intuito de ampliar o conhecimento dos alunos, a fim de prepará-los para a criação de um livro que eles mesmos irão escrever e ilustrar sobre o tema selecionado.

Ao longo do ano, depois das apresentações sobre cada livro explorado pelos alunos das escolas participantes, os colaboradores da Reta que estiveram presentes avaliam o que assistiram, com relação aos seguintes critérios: domínio do conteúdo, clareza e adequação ao tema; criatividade e uso de recursos diversos; organização e sintonia do grupo; expressividade e linguagem corporal; protagonismo e envolvimento dos estudantes. No encerramento do projeto, em dezembro, a turma que obtiver a melhor pontuação na soma de todas as apresentações ganha uma excursão cultural.

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