Ao longo de 2022, os estudantes da Maratona da Leitura aprenderam uma importante lição: todos somos iguais como seres humanos, mas bem diferentes enquanto indivíduos. Cada um tem a sua história e um jeito próprio que é só seu, uma maneira singular de perceber, sentir e interagir com o mundo ao seu redor. E são essas particularidades que tornam cada pessoa única e especial. Este é o mote do livro “Igual e Diferente: Que nem toda gente”, publicado ao final do ano passado pela Páginas Editora com financiamento da Reta Engenharia, como resultado do projeto social de incentivo à leitura e à escrita realizado pela empresa em escolas da rede pública em Minas Gerais.
O livro reúne poemas e desenhos produzidos por crianças entre 10 e 12 anos, estudantes de quatro instituições de ensino: Escola Estadual Dulce Pinto Rodrigues, em Belo Horizonte; Escola Municipal Rubem Costa Lima, em Nova Lima; Escola Municipal de Paracatu de Baixo, em Mariana; e Escola Estadual Professora Daura de Caralho Neto, localizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto. A última participou do projeto pela primeira vez em 2022.
“É com muito orgulho que entregamos carinhosamente esse livro, fruto de um lindo trabalho que contou com a participação dos estudantes na Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto, ao Secretário de Educação Igor de Alvarenga”, afirmou o superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto Fabrício Bicalho. Um exemplar do obra também foi enviado ao governador Romeu Zema. “Fiquei emocionado e impressionado com a qualidade do livro. A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário e aprimora a capacidade interpretativa, nada melhor que proporcionar isso aos nossos alunos a partir do projeto Maratona de Leitura”.
O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais Igor Alvarenga também teceu elogios à obra e reafirmou a importância de projetos como a Maratona da Leitura para contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. “Lindo livro! Quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto. É sempre muito importante incentivar a leitura e aproximar nossas crianças e jovens do mundo dos livros.”
Através da Maratona da Leitura, desde 2015, a Reta já realizou diversas ações educativas que beneficiaram mais de 600 estudantes de escolas públicas no estado. A seriedade e o êxito do projeto renderam à empresa o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social em 2017, realizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com objetivo de fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor. Ao promover a Maratona da Leitura, a Reta Engenharia reafirma o seu compromisso com boas práticas de responsabilidade social e se aproxima das comunidades em que atua, em prol do incentivo à educação e acreditando no papel das escolas como importantes espaços de inclusão e transformação social.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o projeto Maratona da Leitura: